O Design Gráfico na Produção de Materiais Didáticos Bilíngues: Língua Portuguesa e Libras

Autores

  • Renan Kogut INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS
  • Bruno Galasso Universidade Federal de São Paulo
  • Jadir Lino Instituto Politécnico do Porto
  • Dirceu Teixeira INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.356

Palavras-chave:

Design gráfico, materiais didáticos bilíngues, Libras, Acessibilidade, Inclusão

Resumo

O artigo analisa a produção de materiais didáticos bilíngues (Língua Portuguesa e Libras) no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), destacando o papel crucial do design gráfico na criação de recursos educacionais. A pesquisa qualitativa-descritiva explora a Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia de Mayer (2002) para analisar como a linguagem visual pode ser utilizada para ampliar o entendimento de conceitos e promover a inclusão de estudantes surdos. São apresentadas diferentes técnicas de interação entre o intérprete de Libras e os grafismos, como o olhar e/ou apontar, sincronização, reação, ator auxiliar e presença em cenário virtual. O artigo discute ainda o processo de produção dos materiais, desde o recebimento do roteiro até a finalização, com foco na importância da revisão dos intérpretes para garantir a acessibilidade e a qualidade do conteúdo. Ao fim do processo, o objeto de aprendizagem construído é uma condensação de diversos signos, conceitos, experiências visuais e significantes, estruturado em forma de vídeo.

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Publicado

2024-06-24

Como Citar

Kogut, R., Galasso, B., Lino, J., & Teixeira, D. (2024). O Design Gráfico na Produção de Materiais Didáticos Bilíngues: Língua Portuguesa e Libras. Cadernos Cajuína, 9(3), e249335. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.356

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares