A Relação entre Memória e História pela Perspectiva de Certeau e Pierre Nora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.360

Palavras-chave:

Memória, História, Historiografia, Lugar Social

Resumo

Memória e História são conceitos fundamentais para o relato de fatos importantes na preservação cultural de um povo. Alguns autores ocuparam-se em estar observando, diferenciando e conceituando história e memória. No que se pode pensar, hoje já não entendemos mais memória como história ou o seu contrário. Ambos conceitos ocupam lugares definidos dentro de uma historiografia produzida por determinado lugar social. Desta forma é preciso um entendimento diferenciado sobre as formas em que se produziu a história. Este texto produzido a partir de leituras e interpretações dos conceitos dos autores apresentados visa trazer uma breve discussão que se destaca no tempo proporcionando entendimento aos que buscam estudar a forma de se produzir a história Michel de Certeau e Pierre Nora, reconhecendo ser escritores muito usados em temas de artigos afirmo aqui não ter encontrado escritos muitos recentes, porem os que foram encontrados possuem grande qualidade para a pesquisa. Estes autores reforçam e transformam o entendimento sobre formas de produzir a história a partir da memória e do local social de produção. Este é um campo longo a se percorrer e avistar novos rumos em uma discussão que não se esgota.

Biografia do Autor

Adma Aparecida Garcia de Souza Coelho, UEMS

Licenciada em Ciencias Sociais pela Universidade Estadual Dd Mato Grosso do Sul (UEMS), Pós-graduanda em Educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, E-mail: [email protected]

.

Ademilson Batista Paes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil(2011) Efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul , Brasil, E-mail: [email protected]

Referências

BRASIL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Parecer CNE/CP 3/2004, de 10 de março de 2004.BRASIL –

CERTEAU, Michel de A Escrita da história; tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

FERRAÇO, C.E., SOARES, M.C.S., AND ALVES, N. Michel de Certeau e as pesquisas

nos/dos/com os cotidianos em educação [online]. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2018, 109 p. Disponível em: https://doi.org/10.7476/9788575115176

NORA, Pierre: Entre memória e história. A problemática dos lugares. Tradução: Yara Aun Khoury. Projeto, História, São Paulo, (10), dezembro, 1993.

ADICHIE, Chimamanda N. O Perigo de uma História Única. Tradução Julia Romeu. 1a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

CERTEAU, Michel de Maneiras de Pensar o Cotidiano com Michel De Certeau, Diálogo Educ., Curitiba, v. 7, n. 22, p. 115-128, set./dez. 2007.

RIBEIRO, Clarissa P. A: Pensar A História Como Experiência De Alteridade: Psicanálise E História Na Obra De Michel De Certeau, Pontifícia Universidade Católica Do Rio De Janeiro - PUC-RIO, 2021.

SANTOS, Alexandre de J., SANTOS, Cláudio E. F. Memória, Imitação E Assimilação Na Vida Cotidiano, Cadernos Cajuína. V. 7, n. 1, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i1.641

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-raciais. Brasília-DF: 2006.

Downloads

Publicado

2024-06-24

Como Citar

Coelho, A. A. G. de S., & Paes, A. B. (2024). A Relação entre Memória e História pela Perspectiva de Certeau e Pierre Nora. Cadernos Cajuína, 9(3), e249333. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.360

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares