Proposições de Jogos para o Ensino de Conceitos Geométricos nos Primeiros Anos de Escolarização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.361

Resumo

Objetivamos, neste artigo, expor proposições de jogos para o ensino de conceitos geométricos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Fundamentados nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e por meio de revisão bibliográfica, buscamos por estudos que indiquem proposições e apontem como são desenvolvidos com os estudantes. A exposição da análise está organizada em problematizações: 1) Como as produções científicas tratam do jogo como recurso didático?, 2) Qual a estrutura do jogo utilizado? e 3) Quais conceitos geométricos enfatizam para o trabalho com o jogo? Esperamos que este trabalho possa contribuir para a organização do ensino de Geometria, estimulando o desenvolvimento psíquico ao utilizar os jogos como ferramentas potencializadoras de aprendizagem.

Biografia do Autor

Victória Izabelle Garcia Amaral, Universidade Estadual de Maringá (UEM) / Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Mestranda em Educação na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Edilson de Araújo Santos, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), vinculada a Universidade de São Paulo (USP). Pedagogo e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Educação Especial pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Infância (GEPEMATI/UEM/CNPq). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Ensino e Aprendizagem de Matemática na Infância (GEPEAMI/USP/CNPq) e do Grupo de Pesquisa e Ensino Trabalho Educativo e Escolarização (GENTEE/UEM/CNPq). Integrante da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM/UEM). Atualmente é professor adjunto, na Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). 

Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais, Universidade Estadual de Maringá (UEM) / Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM)

Possui graduação em Pedagogia (1996), Mestrado (2005) e Doutorado (2011) em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP/UEM) na área de Prática de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM), na linha de pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Representante docente do Conselho Acadêmico do PPE/UEM. Membro do Conselho Municipal de Educação de Maringá, PR. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Infância (GEPEMATI/UEM/CNPq). Coordenadora da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM/UEM).

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Publicado

2024-08-07

Como Citar

Amaral, V. I. G., Santos, E. de A., & Lacanallo Arrais, L. F. (2024). Proposições de Jogos para o Ensino de Conceitos Geométricos nos Primeiros Anos de Escolarização. Cadernos Cajuína, 9(4), e249422. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.361

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares