Reflexões sobre o Serviço Social Brasileiro e a Decolonialidade: Uma Pesquisa Bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.362

Palavras-chave:

Questão Social, debate colonial, Levantamento bibliográfico

Resumo

Este trabalho objetivou refletir sobre as relações entre o Serviço Social brasileiro e a decolonialidade. A pesquisabibliográfica foi a metodologia adotada e realizada a partir de buscas no Scielo, Google Acadêmico e Periódicos Capes. Verificou-se que o debate decolonial é incipiente no Serviço Social, que ele não compõe a formação profissional. Noentanto, há um movimento inicial em direção à abordagem decolonial, conforme indicado pelos estudos levantados, especialmente na análise da Questão Colonial e da Questão Social. Estes aspectos ressaltam a urgência de realizarinvestigações mais detalhadas sobre esses temas, visando contribuir para um novo paradigma profissional.

Biografia do Autor

Nidia Gizelli de Oliveira Fernandes, Universidade São Francisco

Doutoranda em Educação pela Universidade São Francisco - USF, Mestre em Educação pela USP, Especialista em Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais pela UnB, Especialista em Educação Social pela Alfamérica Faculdade, Especialista em Psicologia Positiva pela Intervale, Especialista em Educação, Política e Sociedade pela Intervale, Especialista em Metodologias em Educação à Distância pela Intervale, Graduada em Serviço Social pela UnB, Graduada em Pedagogia pela Alfamérica Faculdade. Tem formação em Psicanálise. Integra o grupo de pesquisa Estudos Foucaultianos e Educação na USF. Tem grande interesse na interlocução do Serviço Social com a Educação, e na interface e interrelação entre educação, pobreza e desigualdade social. Atua como Tutora do curso de Serviço Social da Universidade São Francisco - USF. Atuou como Docente no curso de Serviço Social na USF. Atuou como Coordenadora de Estágio, Docente na Graduação do curso de Serviço Social e na Pós Graduação em Serviço Social, Justiça e Direitos Humanos da Universidade Católica de Brasília. Atuou como Assistente Social e Diretora da Assistência Estudantil na UNIFEI. E-mail: [email protected]

Carlos Roberto da Silveira , Universidade São Francisco

Pós-doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade dos Açores (UAc-Portugal). Pós-Doutor pela Universidade São Francisco (USF-SP), através do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (CAPES) em Educação, em 2015. Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP - CAPES), em 2010. Mestre em Filosofia (concentração em Ética) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP), em 2003. Pós-graduado Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS-MG), em 1999. Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração Informática Santa Rita do Sapucaí (FAI-MG), em 1997. Trabalhou na função de Professor na FAI-MG, na UNIVÁS-MG, no UNIS-MG, na Escola Técnica de Eletrônica de Santa Rita do Sapucaí (ETE-MG), na Faculdade Católica de Pouso Alegre (FACAPA-MG), nos Cursos de Graduação e Pós-graduação Lato Sensu em Filosofia e no Curso de Graduação na Faculdade de Enfermagem Wenceslau Braz (FWB-MG), em Itajubá. Trabalhou como Membro do Comitê de Ética e Pesquisa na Faculdade de Ciências da Saúde - (UNIVÁS) e na Faculdade de Enfermagem Wenceslau Braz (FWB-MG). Participou como Coordenador e Pesquisador Convidado na confecção do Projeto Piloto sobre o Programa de Educação e Responsabilização para Homens Autores de Violência Doméstica contra a Mulher na Comarca de Pouso Alegre-MG, Período (2012-2013). Devido ao Projeto Piloto citado acima, trabalha com o Enfrentamento à Violência Doméstica, o que faz parte do processo de Educação/Aprendizagem Não-Formal e Formal, em conformidade com as Políticas Públicas nas esferas da Justiça, Segurança, Cidadania e Direitos Humanos, em escolas e comunidades, isso também, através de pesquisas de Iniciação Científica. Tem desenvolvido pesquisas voltadas para Filosofia da Educação, Fundamentos da Educação e Tópicos Específicos da Educação, com ênfase na Filosofia Clássica Ocidental (especialmente Platão), Moderna, Contemporânea, juntamente com as Teorias Críticas Latino-Americanas e Epistemologias do Sul, Personalismo, dentre outras, na promoção de debates e ações para a área da Educação, o que envolve questões sobre ética, bioética, constituição do sujeito contemporâneo, decolonialidade, tecnologias, dentre outros. Trabalha na função de professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e de Graduação, com atuação na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Processos Formativos, da Universidade São Francisco (USF-Itatiba-SP). Atua como Editor da Revista Horizontes em Educação USF. Atua como membro do Comitê Institucional de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão da Universidade São Francisco, USF. Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA-USF). Presidente da Comissão Examinadora de Reconhecimento de Diploma Estrangeiro no PPGSSE- PORTARIA CPSE 1/2024 - USF. Participa como Líder do Grupo de Pesquisa sobre Educação e Teorias Críticas Latino-Americanas (GPETECLA), do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação USF (Certificado pelo CNPQ). Participa como Vice-líder do Grupo de Pesquisa sobre Estudos Foucaultianos na Educação (GPEFE), do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação USF (Certificado pelo CNPQ). Atua como membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturais (PHALA - UNICAMP). Aprovado em 06/02/2023, como Membro Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (NICA), da Universidade do Açores (UAc- Portugal). E-mail: [email protected]

Marcia Aparecida Amador Mascia, Universidade São Francisco

Pós-Doutoramento pela Universidade de Wisconsin-Madison, no departamento de Curriculum and Instruction, com bolsa FAPESP (2015). Sou Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP (1999) e Doutorado-Sanduíche pela Universidade de Wisconsin-Madison (1998). Sou Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP (1992) e Graduada em Letras pela UNESP (1979). Atualmente, sou professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, atuando na linha de Educação, Sociedade e Processos Formativos, da Universidade São Francisco, Itatiba. Fui coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nos anos de 2012 e 2013. Fui vice-coordenadora nos anos de 2011 e 2018. Tenho experiência na área de Educação e Linguística Aplicada, Linguagem e Discurso, atuando com práticas discursivas educacionais formais e não-formais, principalmente com os seguintes temas: discurso político educacional (incluindo as avaliações externas PISA, Agenda 2030), agências nacionais e internacionais influenciadoras de políticas, currículo, produção de identidades e subjetividades em Educação e discursos contemporâneos sobre a educação na Pandemia e pós-pandemia, educação a distância, ensino híbrido, educação em contexto de violência e de pobreza. Sou líder do Grupo de Pesquisa Estudos Foucaultianos e Educação, certificado pelo CNPq. Participo dos Grupos de Pesquisa: Vozes (in)fames: Discursos sobre exclusão e resistência e do Grupo Phala Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturais. Participo de eventos acadêmicos, nacionais e internacionais, nas áreas acima, com apresentações e publicações. Sou autora do livro Investigações Discursivas na Pós-Modernidade, pela editora Mercado de Letras, com apoio FAPESP e, também, de vários artigos em periódicos e capítulos de livros, em âmbito nacional e internacional. Sou editora e revisora da Revista Horizontes-USF e faço parte do corpo editorial de várias revistas da área de Educação e Linguística Aplicada. Sou editora da série de livros (Post-)Critical Global Childhood Youth Studies da editora Peter Lang. Possui dois capítulos de livro traduzidos para o Chinês (2023). Bolsa PQ E. CNPq. 2023-2026. E-mail: [email protected]

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Publicado

2024-07-03

Como Citar

Fernandes, N. G. de O., Silveira , C. R. da, & Mascia , M. A. A. (2024). Reflexões sobre o Serviço Social Brasileiro e a Decolonialidade: Uma Pesquisa Bibliográfica. Cadernos Cajuína, 9(3), e249339. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.362

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares