Multiletramentos na Sala de Aula de Língua Inglesa no Ensino Superior: Construindo Conhecimentos Contemporâneos e Significativos Através da Tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.367

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de inglês, Pedagogia dos Multiletramentos, Inteligência Artificial, Ensino Superior, Educação

Resumo

Este artigo teve como objetivo relatar e analisar uma oficina intitulada The short story and the contemporary world, realizada em uma turma de ensino superior do curso de Letras em uma disciplina de Língua Inglesa, que se baseou nas habilidades de leitura e escrita através da utilização de inteligências artificiais como ferramentas educacionais. As análises se basearam na Pedagogia dos Multiletramentos, que aborda a diversidade de práticas de linguagem em diferentes contextos culturais e tecnológicos. Foi utilizada uma metodologia descritiva e qualitativa para embasar as discussões. Os resultados demonstraram uma prática multidisciplinar e transformadora que propiciou a formulação de múltiplos sentidos e desenvolvimentos de diversas habilidades.

 

Biografia do Autor

Renan Monezi Lemes, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestre e Doutorando em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Graduado em Licenciatura plena em Letras- Português/Inglês pela mesma Universidade. Membro do grupo de pesquisa CNPq- Linguagem, Tecnologia e Contemporaneidade em Linguística Aplicada- LINTECLA. Atuante na área de Linguística Aplicada, com enfoque em Análise Dialógica do Discurso, Estudos Bakhtinianos, Teoria da Complexidade e PLAc- Português como Língua de Acolhimento. E-mail: [email protected]

Referências

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014

CAZDEN et al’. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. (Orgs. Ana Elisa Ribeiro e Hércules Tolêdo Corrêa; Trad. Adriana Alves Pinto et al.). Belo Horizonte: LED, 2021.

ENTREVISTA: Roxane Rojo. Por novos e múltiplos letramentos. Escrevendo o futuro, 2023. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/revista-digital/artigo/59/entrevista-roxane-rojo Acesso em 29 de maio de 2024.

INICIE EDUCAÇÃO. Inteligência Artificial e Educação: Rumo ao Futuro Inteligente. Youtube, 15 de jun. de 2023. 55min e 31s. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=X68LRbNW568> Acesso em 02 de jul de 2024.

MORILLAS, G. Revolucionando a Educação: O Poder Transformador da IA. Consumidor Moderno, 2024. Disponível em: https://consumidormoderno.com.br/revolucionando-educacao-transformador-i/ Acesso em 02 de jul de 2024.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. 264p.

SALES, S. R. (2013) O imperativo da ciborguização no currículo do ensino médio. In: MORGADO, José Carlos; SANTOS, L. L. C. P., PARAÍSO, M. A. Estudos Curriculares: um debate contemporâneo. Curitiba: CRV, p. 193-206

SALES, Shirlei R. Tecnologias digitais e juventude ciborgue: alguns desafios para o currículo do Ensino Médio. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla L. (Orgs.). Juventude e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

SIQUEIRA, D. S. P. (2011). Inglês como língua franca: o desafio de ensinar um idioma desterritorializado. In: GIMENEZ, Telma; CALVO, Luciana C. Simões; EL KADRI, Michele Salles. (Orgs.) Inglês como língua franca: ensino-aprendizagem e formação de professores. Campinas, SP: Pontes Editores, p. 87-115.

Downloads

Publicado

2024-07-02

Como Citar

Monezi Lemes, R. (2024). Multiletramentos na Sala de Aula de Língua Inglesa no Ensino Superior: Construindo Conhecimentos Contemporâneos e Significativos Através da Tecnologia. Cadernos Cajuína, 9(3), e249337. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.367

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares