Ensino de Geografia e Música: Possibilidades para o Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.368Palavras-chave:
educação geográfica, formação docente, currículoResumo
A pesquisa discute a relação entre o ensino de Geografia e a música, destacando como a música pode ser uma ferramenta valiosa para promover a aprendizagem e o pensamento geográfico. Explora-se a ideia de que as canções oferecem uma linguagem acessível para contextualizar conceitos geográficos e estimular a compreensão do mundo e das identidades locais. O estudo propõe letras de músicas brasileiras que podem ser recursos para aulas de Geografia do 6º ano dos anos finais e que se relacionam com os objetivos de aprendizagem do ensino fundamental. Além disso, destaca-se a importância de integrar a música nas aulas de Geografia para enriquecer o repertório cultural dos alunos, tornar as aulas mais atrativas e promover o desenvolvimento do raciocínio geográfico. O trabalho busca responder perguntas sobre como utilizar as canções para estimular o pensamento geográfico dos alunos, e como as músicas podem ajudar a fazer conexões com os conteúdos curriculares e explorar conceitos como paisagem e lugar. Por meio de uma abordagem teórica e metodológica, a pesquisa visa contribuir para o aprimoramento do ensino de Geografia, oferecendo sugestões de atividades e materiais pedagógicos baseados na educação geográfica com música.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília. MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Introdução Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CALLAI, H. C; MORAES, M. M. Educação Geográfica, Cidadania e Cidade. ACTA Geográfica, Boa Vista, Edição Especial. pp. 82-100. 2017. Disponível em https://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4771 Acesso em 30 jun. 2024.
CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: Kaercher, N. A.; Castrogiovanni, A. C. (Org.) Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 7 ed. Porto Alegre/RS: Mediação, 2009.
CALLAI, H. C. Educação Geográfica para a formação cidadã. Revista de Geografia Norte Grande, 70: 9-30 Artículos. 2018. Disponível em https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-34022018000200009 Acesso em 30 jun. 2024.
CAVALCANTI, L. D. S. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. Campinas: Papirus, 2013.
CAVALCANTI, L. D. S. Pensar pela Geografia: Ensino e relevância social. C&A Alfa Comunicação, Goiânia, 2019.
CASTELLAR, S. M. V; JULIASZ, P. C. S. Educação Geográfica e Pensamento Espacial: Conceitos e Representações. ACTA Geográfica, Boa Vista, Edição Especial. pp.160-178, 2017. Disponível em https://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4779 Acesso em 30 jun. 2024.
CASTELLAR, S. M. V.; PEREIRA, C. M. R. B.; GUIMARAES, R. B. For a Powerful Geography in the Brazilian National Curriculum. In: Castellar, S. M. V.; Garrido-Pereira, M.; Lache, N. M. (Org.). Geographical Reasoning anda Learning. Switzerland: Springer, 2021.
CASTELLAR, S. M. V.; PEREIRA, C. M. R. B. Geografia como conhecimento poderoso no currículo brasileiro e os fundamentos do raciocínio geográfico. In Costa, C. R R; Araujo, M. R; Oliveira, E. C. (Org.) Currículo e ensino de geografia: métodos, conceitos e metodologias na prática de ensino. Teresina: EdUESPI, 2024.
CASTROGIOVANNI, A. C. Apreensão e compreensão do espaço geográfico. In: Callai, H. C.; Kaercher, N. A.; Castrogiovanni, A. C. (Org.) Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 7 ed. Porto Alegre/RS: Mediação, 2009.
FUINI, L. L. Território, territorialização e territorialidade: o uso da música para a compreensão de conceitos geográficos. Terr@Plural, Ponta Grossa, v.8, n.1, p.225-249, jan/jun. 2014. Disponível em https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/6155 Acesso em 30 jun. 2024.
KONG, L. Música Popular nas análises geográficas. In: Corrêa, R. L.; Rosendahl, Z. (Org.) Cinema, música e espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.
OLIVEIRA, V. H. N.; HOLGADO, F. L. Conhecendo novos sons, novos espaços: a música como elemento didático para as aulas de geografia. Para Onde!?, v. 6, Número 2, p. 197-205, 2012. Disponível em https://seer.ufrgs.br/paraonde/article/view/36497 Acesso em 30 jun. 2024.
PEREIRA, C. M. R. B. Geografias de Mundo reveladas nas canções de Chico Buarque. Palmas/TO: EDUFT, 2016.
PEREIRA, C. M. R. B.; SERPA, A. A. A. A música como prática educativa no exercício do raciocínio geográfico. Revista Educação Geográfica em Foco, v. 5, p. 1-18, 2021. Disponível em https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/1412 Acesso em 30 jun. 2024.
SACRAMENTO, A. C. R. Diferentes Linguagens na Educação Geográfica da cidade Rio de Janeiro. Revista Continentes (UFRRJ), ano 1, n. 1, 2012. Disponível em https://www.revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/9 Acesso em 30 jun. 2024.
SANTOS, M. Metamorfoses do Espaço habitado. 5 ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
SANTOS, M. Pensando o Espaço do Homem. 5 ed. São Paulo: Edusp, 2009.
SAUER, C. O. A morfologia da paisagem. In: Corrêa, Roberto Lobato; Rosendahl, Zeny. (Orgs.). Paisagem tempo e cultura. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.
REFERENCIAS DISCOGRÁFICA
Paisagem da janela. Milton Nascimento. Composição: Fernando Brant / Lo Borges. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Zy81FrHAKxU
Conheço meu lugar. Belchior. Composição: Belchior. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F99-ddMTHX0
Paisagem. Emicida. Composição: Leandro Roque De Oliveira / Vinicius Leonard Moreira / Thiago Jamelão. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lv8lVCcP6XQ
Inclassificáveis. Ney Matogrosso. Composição: Arnaldo Antunes. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xDXyqwJwJ1g
Luar do sertão. Elba Ramalho. Composição: Catulo Da Paixão / João Pernambucano. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=useiLwDHkuU
Sol de Primavera. Catedral. Composição: Alberto De Castro Guedes / Ronaldo Bastos Ribeiro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KMBlHNLz7js
Vai e vem das estações. Palavra Cantada. Composição: Paulo Tatit. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jlNoF8GEGWc
Xote Ecológico. Luiz Gonzaga. Composição: Luiz Gonzaga. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1HQ6rAqqt6Q
Aquarela brasileira. Martinho Da Vila. Composição: Silas De Oliveira. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OyUdCNZy_WY
No dia em que a terra parou. Raul Seixas. Composição: Raul Seixas / Claudio Roberto Andrade De Azeredo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=H8zbYY41Vus
Capitão de Indústria. Paralamas do Sucesso. Composição: Marcos Valle / Paulo Sergio Kostenbader Valle. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-TBh_JCh4Js
Frutos da Terra. Genésio Tocantins e Hamilton Carneiro. Composição: Genésio Tocantins e Hamilton Carneiro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MD-sIrhode4
Frutos da Terra. Genésio Tocantins e Hamilton Carneiro. Composição: Genésio Tocantins e Hamilton Carneiro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MD-sIrhode4
Refloresta. Gilberto Gil, Gilsons e Bem Gil. Composição: Gilberto Gil, Gilsons e Bem Gil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YAQxp-rkFVM
Herdeiros do Futuro. Toquinho. Composição: Toquinho. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KtfRRIc5VME
Riacho do Navio. Luiz Gonzaga. Composição: Jose De Souza Dantas Filho / Luiz Gonzaga Do Nascimento. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=APkXDBBM8CI
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 CC-BY-NC-ND
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Informações:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Nenhuma taxa ou contribuição será solicitada aos autores. A revista não cobra nenhum tipo de valor nem a seus autores, nem a seus leitores. Nossa política é de incentivo ao compartilhamento público e livre do conhecimento.