Por uma Pedagogia da Memória Coletiva: Educação Patrimonial para a Preservação da Identidade e Cultura

Autores

  • Giancarlo Moser UNISUL
  • Giovana Callado Ferreira Sociedade Catarinense de Ensino

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.369

Palavras-chave:

Memória Coletiva, Identidade Cultural, Educação Patrimonial, História do Tempo Presente, Preservação Cultural

Resumo

Este estudo, de caráter qualitativo, revisa obras de autores renomados e diretrizes do IPHAN, explorando como práticas culturais e educativas fortalecem a memória coletiva e a identidade cultural, apresentando como a memória coletiva e a identidade cultural são fundamentais para a coesão social das comunidades. A educação patrimonial, ao promover a preservação da memória coletiva, reforça os laços de identidade cultural e pertencimento. A história do tempo presente é destacada pela sua relevância na interpretação do passado à luz das experiências contemporâneas. Este estudo conclui que a educação patrimonial é essencial para a continuidade das tradições e a valorização das raízes culturais, contribuindo para a coesão social, sendo um instrumento poderoso para incentivar a participação ativa dos cidadãos na preservação de seu patrimônio e promovendo um sentimento de responsabilidade compartilhada pelo legado cultural. Assim, ela contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente de suas raízes e tradições.

Biografia do Autor

Giancarlo Moser, UNISUL

Licenciado em História (UFSC, 1992), Licenciatura em Sociologia (UFSC, 1993), Graduação em Processos Gerenciais (2008), Especialização em Cultura e Idioma (ITC/UTrento, 1997), Mestrado em Gestão de Patrimônio e Turismo (UNIVALI, 2001), Doutorado em Ciências Sociais (UAV, 2007), Especialização em Administração (Celer, 2009), Pós-Doutorado em Bens Culturais (CPDOC/FGV, 2010), Doutorado em Gestão de Patrimônio e Turismo (UNIVALI, 2019), e Pós-Doutorado em Administração (PPGA/UNISUL, 2023). E-mail: [email protected]

Giovana Callado Ferreira , Sociedade Catarinense de Ensino

Licenciada em História (UFSC, 1993), Mestrado em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Doutora em História Cultural na linha de Migrações. Atualmente é professora da Sociedade Catarinense de Ensino. Participa do Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental (LABIMHA) da Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: [email protected]

Referências

ANTONINI, A. V.; NITO, M. K. S.; NEVES, M. C. Construindo uma rede de educação patrimonial: a experiência da Rede Paulista de Educação Patrimonial (Repep). Revista CPC, São Paulo, v.14, n. esp. 17, p. 233-254, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cpc/issue/view/11073. Acesso em: 13 nov. 2023.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1974.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Editora do Senado, 1988.

BRASIL. Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 7 fev. 2006. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11274.htm. Acesso em: 20 nov. 2023.

CHAGAS, Mario. Patrimônio é o caminho das formigas. In: CASTRO, Maurício Barros de; SANTOS, Myrian Sepúlveda dos (Org.). Relações Raciais e Políticas de Patrimônio. 1ed. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2016. p. 141-166.

DELGADO, Lucilia de A. N.; FERREIRA, Marieta. História do tempo presente e ensino de História. História Hoje, v. 2, n. 4, p. 19-34, 2013. p. 25.

DEMARCHI, Jeferson Luis. Referências culturais da escola na escola: contribuições do Projeto Interação para a educação patrimonial. 2020. 162 f. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.

DI PIETRO, L.; MUGION, R.; MATTIA, G.; RENZI, M. F. Cultural heritage and consumer behaviour: A survey on Italian cultural visitors. Journal of Cultural Heritage Management and Sustainable Development, v.5, 2015.

FLORÊNCIO, Sônia Regina Rampim; CLEROT, Pedro; BEZERRA, Juliana; RAMASSOTE, Rodrigo. Educação patrimonial: histórico, conceitos e processos. Brasília, DF: IPHAN, 2014. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Educacao_Patrimonial.pdf. Acesso em: 13 nov. 2023.

FONSECA, Maria Cecília Londres. O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/Minc-Iphan, 2005. 295p.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras. Educação Patrimonial: construindo o futuro. Brasília: IPHAN, 1999.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN). Educação Patrimonial: Histórico, Conceitos e Processos. Brasília, DF: IPHAN, 2014. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Educacao_Patrimonial.pdf. Acesso em: 13 nov. 2023.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN). Portaria nº 137, de 28 de abril de 2016. Estabelece diretrizes de Educação Patrimonial no âmbito do Iphan e das Casas do Patrimônio. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Portaria_n_137_de_28_de_abril_de_2016.pdf. Acesso em: 20 nov. 2023.

LEO NETO, N. A.; MIZIARA, L. I. Do Buraco ao Mundo: segredos rituais e patrimônio de um quilombo indígena. Revista CPC, São Paulo, v.14, n. esp. 17, p. 165-184, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cpc/issue/view/11073. Acesso em: 04 dez. 2023.

LOHN, R. L.; CAMPOS, E. C. de. Tempo Presente: entre operações e tramas. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 10, n. 24, 2017. DOI: 10.15848/hh.v0i24.1176. Disponível em: https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/1176. Acesso em: 1 jul. 2024.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Patrimônio ambiental urbano: do lugar comum ao lugar de todos. Revista C J Arquitetura, Rio de Janeiro, n.19, p. 45-46, 1978.

MISZTAL, Barbara. Theories of Social Remembering. Maidenhead: Open University Press, 2003.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n.10, p. 7-28, dez. 1993.

PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autêntica, 2012

RABELO, Josevânia Nunes; BORGES, Silaine Maria Gomes. Caminhos de Conscientização Cultural: o Museu Histórico de Sergipe e o Colégio de Aplicação. In: BECERRA TRAVER, María Teresa; BORGES, Silaine Maria Gomes (coords.). Museu: um meio de compartilhar saberes. Cáceres: Universidad de Extremadura, Servicio de Publicaciones, 2021. p. 13-25. ISBN 978-84-09-25214-5. Disponível em: https://daffy.ufs.br/uploads/page_attach/path/12202/978-84-09-25214-5_compressed__1_.pdf. Acesso em: 02/06/2023

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2000.

SANTOS, Alexandre de Jesus; SANTOS, Cláudio Eduardo Felix dos. Memória, imitação e assimilação na vida cotidiana. Cadernos Cajuína Revista Interdisciplinar, v. 7, n. 2, e2272, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i2.609. ISSN: 2448-0916.

SANTOS, A. L.; NITO, M. K. S. A experiência da Brasilândia e Freguesia do Ó (SP) como estratégia de mobilização na preservação do patrimônio cultural. In: FRAGA, H. J. et al. (orgs.). Experimentações do patrimônio: diversidade e resistências. Porto Alegre: Editora Fi, 2021.

SANTOS, M. C. T. M. Patrimônio cultural e a escola: construindo um museu didático comunitário. Anais do II Encontro Internacional de Ecomuseus / IX Encontro Anual do Subcomitê Regional do ICOFOM. Rio de Janeiro, 2000.

SCIFONI, Simone. Bom Retiro: memória urbana e patrimônio cultural – coletânea de textos para Educação Patrimonial. São Paulo: 9ª SR/IPHAN, 2007.

TOLENTINO, Átila Bezerra (Org.). Educação patrimonial: reflexões e práticas. João Pessoa: Superintendência do IPHAN na Paraíba, 2012.

TYLOR, Edward Burnett. A ciência da cultura. In: CASTRO, Celso. Evolucionismo cultural: textos de Morgan, Tylor e Frazer. Textos selecionados, apresentação e revisão Celso Castro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2005. pp. 67-99.

UNESCO. Representação da UNESCO no Brasil: Patrimônio Mundial no Brasil. 2017. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/cultural-heritage/. Acesso em: 13 nov. 2023.

Downloads

Publicado

2024-07-03

Como Citar

Moser, G., & Ferreira , G. C. (2024). Por uma Pedagogia da Memória Coletiva: Educação Patrimonial para a Preservação da Identidade e Cultura. Cadernos Cajuína, 9(3), e249340. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.369

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares