Grupos Reflexivos para Homens Autores de Violência: Estratégias de Governamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.370

Palavras-chave:

Homens autores de violência, punição, grupos reflexivos de gênero, governamento

Resumo

O artigo busca problematizar as transformações das formas de punição desde suplícios até abordagens pedagógicas e investigar as narrativas dos homens autores de violência que participam de grupos reflexivos de gênero em relação à função dessas práticas como instrumentos de reeducação. Constatou-se a existência de um currículo nos grupos reflexivos que cria estratégias para que esses homens sejam capazes de se governarem, substituindo a privação de liberdade pela reflexão como método para solucionar conflitos. Os entrevistados não interpretam a participação nos grupos como uma punição, mas sim como uma oportunidade para se redimir dos atos de violência que cometeram.

 

Biografia do Autor

Luís Felipe Hatje, UFRGS

Luís Felipe Hatje - Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Mestre em Direito e Justiça Social e em Educação em Ciências e Especialista em Abordagem Multidisciplinar em Dependência Química pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Advogado. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese). E-mail: [email protected]

Joanalira Corpes Magalhães, UFRGS

Professora Associada do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Furg. Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Integrante do GT Pedagógico da Secretaria de Educação a Distância (SEaD), da Furg. Pesquisadora do Grupo de Investigación en Educación y Sociedad (Gies). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese), atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros, gênero e ciência, sexualidades, artefatos culturais. Editora da Revista Diversidade e Educação. E-mail: [email protected]

Paula Regina Costa Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande - Furg

Professora titular do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande – Furg. Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Pós-doutora pela Escola de Educação de Coimbra. Editora da Revista Diversidade e Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese), atuando principalmente nos seguintes temas: corpos, gêneros e sexualidades. Bolsista produtividade 1C do CNPq. E-mail: [email protected]

 

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Publicado

2024-07-10

Como Citar

Hatje, L. F., Magalhães, J. C., & Costa Ribeiro, P. R. (2024). Grupos Reflexivos para Homens Autores de Violência: Estratégias de Governamento. Cadernos Cajuína, 9(3), e249343. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.370

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares