A prática da escrita: ritmo e sentido
The writing practice: rhythm and meaning
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcaj.v1i2.55Palavras-chave:
Escrita, Ritmo, Construção de sentidoResumo
RESUMO: Sabe-se que práticas educativas concernentes ao ensino de língua materna são importantes para o desenvolvimento do desempenho comunicativo nas práticas sociais. O universo da escrita ainda figura tema de relevantes discussões no cenário educacional brasileiro, especialmente quando posto em comparação ao universo da oralidade. A evolução da língua é fato notório. Dessa forma, é natural que práticas educativas relacionadas a ela também o sejam. É fato ainda que o caráter dinâmico das aulas e a flexibilidade inerente ao processo de ensino e aprendizagem endossam a necessidade de práticas educativas que minimizem o hiato que há, muitas vezes, entre o que já se sabe e as novas experiências ocorridas no ambiente escolar. Outro aspecto que merece atenção é o ritmo da escrita bem como os elementos subjacentes à produção de sentido na dialogicidade peculiares à produção e à recepção do texto. Neste artigo, o que se têm são apontamentos que podem auxiliar no trabalho docente frente a questões inerentes à língua materna. Acredita-se que, à medida que surgirem reflexões acerca da língua, sejam no âmbito da sistematização, sejam no âmbito das múltiplas possibilidades de uso que ela encerra, novas perspectivas surgirão. Estas certamente suscitarão outras e provocarão a continuidade necessária ao ensino enquanto processo cotidianamente construído. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (doravante PCN) orientam que, no processo de produção de textos escritos, os alunos devem ser capazes de redigir, com desenvoltura, diferentes tipos de textos. E os sinais de pontuação configuram-se como importantes recursos linguísticos na organização e na produção de sentido textual. Embora a escolha de um ou outro sinal possa estar condicionada à intenção do produtor do texto, em determinadas circunstâncias, o emprego dos sinais de pontuação não varia. Assim, a escrita representa, nesse sentido, a imersão do sujeito nas suas experiências em sociedade também, por isso mesmo é tão importante que essa prática seja, sobretudo, reflexiva.
PALAVRAS-CHAVE: Escrita. Ritmo. Construção de sentido.
ABSTRACT: It is known that educational practices concerning the mother tongue teaching are important for the development of communicative performance in social practices. The universe still figure theme relevant written discussions in the Brazilian educational scenario, especially when set against the world of orality. The evolution of language is notorious fact. Thus, it is natural that educational practices related to it also are. It is true even if the dynamic character of the classes and the flexibility inherent in the process of teaching and learning endorse the need for educational practices that minimize the gap that there is often between what is already known and the new experiences that took place in the school environment. Another aspect that deserves attention is the rhythm of writing as well as the elements underlying the production of meaning in the peculiar dialogicity production and text reception. In this article, what you have are notes that can assist in the teaching front work to issues related to the mother tongue. It is believed that, as they arise reflections on language, whether within the systematization, are within the multiple use possibilities it contains, new perspectives emerge. These certainly raise other and cause the necessary continuity to the teaching as daily built process. The National Curriculum Parameters (hereinafter NCPs) guide that, in the production process of written texts, students should be able to write with ease, different types of texts. And the punctuation marks are configured as important linguistic resources in the organization and production of textual meaning. Although the choice of either signal may be conditioned to the intention of the text producer, in certain circumstances, the use of punctuation marks does not vary. Thus, the writing is, in this sense, the subject's immersion in their experiences in society too, so it is so important that this practice is especially reflective.
KEYWORDS: Writing; Practice; Meaning.
Referências
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
________. Muito além da gramática: por um ensino sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
CASTILHO, Ataliba, T. Nova Gramática do português brasileiro. 1. ed., 2ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2012.
CHACON, L. Ritmo da escrita: uma organização do heterogêneo da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
CORRÊA, M. L. G. Pontuação: sobre seu ensino e concepção. Leitura. Teoria e Prática, 24, pp. 52-65, 1994.
FAYOL, Michel. Aquisição da escrita.Tradução Marcos Bagno - 1 ed. - São Paulo: Parábola Editorial, 2014
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
ROCHA, Iúta Lerche Vieira. O sistema de pontuação na escrita ocidental: uma retrospectiva. DELTA, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 83-118, fev. 1997. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010244501997000100005&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 12 maio 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44501997000100005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 CC-BY-NC-ND
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Informações:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Nenhuma taxa ou contribuição será solicitada aos autores. A revista não cobra nenhum tipo de valor nem a seus autores, nem a seus leitores. Nossa política é de incentivo ao compartilhamento público e livre do conhecimento.