Análise Crítica dos Contextos de Influência na Implementação da Educação do Campo

Autores

  • Elaine de Oliveira Andrade
  • Franciane Rodrigues Viana UFPI
  • João Vitor Andrade UFPI
  • Natália Pereira dos Santos UFPI
  • Raimunda Alves Melo UFPI

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.396

Palavras-chave:

Educação do Campo, Políticas Públicas, Movimentos Sociais

Resumo

Através da abordagem teórico-metodológica do ciclo de políticas proposto por Stephen J. Ball e colaboradores, este trabalho tem por objetivo analisar os contextos de influência e da produção de texto da política de Educação do Campo no Brasil, evidenciando avanços e desafios em relação à sua implementação. Desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual os dados foram produzidos por meio de uma pesquisa bibliográfica e da análise de documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), no período de 2001 a 2010. Os resultados apontam que a Educação do Campo vem sendo implementada a partir da participação dos movimentos sociais organizados, representando uma nova possibilidade de pensar a educação sob uma ótica que vai além da escolarização dos sujeitos, desenvolvida a partir de uma pedagogia crítica, vinculada a objetivos políticos de emancipação e de luta por justiça e igualdade social. Conclui-se que a regulamentação e institucionalização da Educação do Campo foram importantes para a sua sistematização e expansão. Contudo, é necessário avançar, estabelecendo coerência entre as proposições teórico-metodológicas apresentadas pelo Movimento da Educação do Campo e, destas, com as práticas desenvolvidas nas escolas do campo, de modo que os estudantes sejam atendidos em espaços educativos cujas propostas pedagógicas respeitem, reconheçam e valorizem as especificidades, singularidades, diversidade e tensões dos espaços camponeses.

Biografia do Autor

Elaine de Oliveira Andrade

Graduada no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí- UFPI. E-mail: [email protected]

 

Franciane Rodrigues Viana, UFPI

Graduada no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí- UFPI,. E-mail: [email protected]

 

João Vitor Andrade, UFPI

Graduado no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí- UFPI. E-mail: [email protected]

 

Natália Pereira dos Santos, UFPI

Graduanda do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí- UFPI. E-mail: [email protected]

 

Raimunda Alves Melo, UFPI

Professora Pesquisadora da Universidade Federal do Piauí- UFPI. Doutora em Educação. E-mail: [email protected]

 

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Publicado

2024-08-05

Como Citar

Andrade, E. de O., Viana, F. R., Andrade, J. V., Santos, N. P. dos, & Melo, R. A. (2024). Análise Crítica dos Contextos de Influência na Implementação da Educação do Campo . Cadernos Cajuína, 9(4), e249418. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.396

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares