O Estado da Arte do Ensino da Química no Brasil, 2000-2014

State of the art of chemistry teaching in Brazil, 2000-2014

Autores

  • FRANCISCO EDILSON ISAIAS DE SOUSA Secretaria de Estado da Educação do Piauí
  • DANIEL SILAS VERAS-DOS-SANTOS Instituto Federal do Maranhão - Campus Caxias - IFMA
  • EDNA NASCIMENTO OLIVEIRA VERAS Faculdade de Tecnologia e Educação Superior Profissional - FATESP

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcaj.v1i3.30

Palavras-chave:

Ensino de Química, Educação em Química, História da Química

Resumo

RESUMO: Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo descritiva, comumente denominada “pesquisas do estado da arte”, relacionada aos conceitos do Ensino de Química no Brasil. Foi realizada uma busca e levantamento de publicações referentes ao Ensino de Química no Brasil junto aos seguintes bancos de dados: SciELO, Biblioteca Digital da USP, Google Acadêmico e Periódicos da Capes, disponíveis na Internet no período de 2000 a 2014. A busca foi realizada inserindo as palavras-chave: Ensino de Química, Educação em Química e História da Química. Foram analisados 25 artigos, cinco teses e seis dissertações, totalizando 36 publicações sobre a temática o Ensino da Química no Brasil. Foi identificado que o campo da pesquisa em Ensino de Química vem apresentando grande desenvolvimento e interesse cada vez maior por parte da comunidade acadêmica mostrando um amadurecimento dos programas de Pós-Graduação em Ensino de Química. Por outro lado, as pesquisas são ainda sustentadas por uma pequena quantidade de pesquisadores de uma região específica – sudeste. A USP destacou- se como a de maior produtividade. A UFPI foi a única Universidade representante do estado do Piauí a produzir trabalho sobre o Ensino de Química. No que se refere aos níveis, a maior parte dos trabalhos tratam-se de aspectos relacionados ao ensino superior. O ensino fundamental necessita-se de maior atenção. O tema mais encontrado nas análises foi recursos didáticos. Espera-se que este trabalho possa colaborar de alguma maneira para a comunidade acadêmica, ainda que de forma preliminar e dado o seu caráter pioneiro na área, contribuir apontando para os conhecimentos produzidos, traçando algumas de suas tendências e disponibilizando materiais para consulta e subsídios para futuras pesquisas.
Palavras-chave: Ensino de Química; Educação em Química; História da Química.

ABSTRACT: This study deals with a literature review descriptive, usually known as "state of the art research" related to the concepts of Chemistry Teaching in Brazil. Search and survey of publications for the Teaching of Chemistry in Brazil with the following databases was conducted: SciELO, USP Digital Library, Google Scholar and Periodicals Capes, available on the Internet from 2000 to 2014. The search was conducted by entering the keywords: Chemistry Teaching, Education in Chemistry and History of Chemistry. Were analyzed 25 articles, six dissertations and theses five, totaling 36 publications on the subject of the chemistry education in Brazil. Was identified that the field of research in Chemistry Teaching has presented great development and growing interest from the academic community showing a ripening of Postgraduate programs in Chemistry Teaching. On the other hand, the research is supported by a small amount of a specific researchers - southeast. USP stands out as the highest productivity. The UFPI was the only representative of the University of Piauí state to produce work on the Chemistry Teaching. Regarding to the levels in most studies dealing with aspects related to higher education. The elementary school needs is more attention. The subject found in most analyzes was didactic resources. It is hoped that this work can contribute in some way to the academic community, albeit in a preliminary form and given its pioneering character in the area, pointing out contribute to the knowledge produced by tracing some of its trends and providing materials for consultation and subsidies future research.
Keywords: Chemistry Teaching; Education in Chemistry; History of Chemistry

Referências

BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. 294 p.

CACHAPUZ, A. et al. A Emergência da Didáctica das Ciências como Campo Específico de Conhecimento. Revista Portuguesa de Educação, v.14, n.1, p.155-195, 2001.

CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do ensino das ciências. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educação e Sociedade, 23(79): 257-272. 2002.

FRANCISCO, C. A. QUEIROZ, S. L. Novas tecnologias no ensino de Química: um olhar sobre teses e dissertações brasileiras. 33 ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Disponível em: http://sec.sbq.org.br/cdrom/33ra/resumos/T0412-1.pdf. Acesso em: 29 mar. 2016.

GOI, M. E. J. & SANTOS, F. M. T. A. Construção do Conhecimento Químico por Estratégias de Resolução de Problemas. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru. 2003.

GOI, M. E. J. & SANTOS, F. M. T. Resolução de Problemas e Atividades Experimentais no Ensino de Química. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, Curitiba. 2008.

GOI, M. E. J. & SANTOS, F. M. T. Reações de Combustão e Impacto Ambiental por meio de Resolução de Problemas e Atividades Experimentais. Química Nova na Escola, 31:203-209. 2009a.

GOI, M. E. J. & SANTOS, F. M. T. Resolução de Problemas e Atividades Experimentais nas Aulas de Química: Relato de Experiências. In: IX Encontro sobre Investigação na Escola, Lajeado. 2009b.

MARCONDES, M. E. R. Proposições metodológicas para o ensino de química: oficinas temáticas para a aprendizagem da ciência e o desenvolvimento da cidadania. Em extensão, Uberlândia, V. 7, 2008.

SANTOS, F. M. T. & GOI, M. E. J. Resolução de Problemas e Atividades Práticas de laboratório: uma articulação possível. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru. 2005.

SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Função Social: O que significa ensino de química para formar o cidadão? Química Nova na Escola: Química e Cidadania, nº 4, p. 28-34, 1996.

SCHNETZLER, R. P. A pesquisa em Ensino de Química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, Vol. 25, Supl. 1, 14-24, 2002.

SCHNETZLER, R. P. A pesquisa no ensino de Química e a importância da Química Nova na Escola. Química Nova na Escola, nº 20, p. 49-54, 2004.

Downloads

Publicado

2024-07-09

Como Citar

SOUSA, F. E. I. D., DANIEL SILAS VERAS-DOS-SANTOS, & VERAS, E. N. O. (2024). O Estado da Arte do Ensino da Química no Brasil, 2000-2014: State of the art of chemistry teaching in Brazil, 2000-2014. Cadernos Cajuína, 1(3), 44–52. https://doi.org/10.52641/cadcaj.v1i3.30

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares