A Ancestralidade na Poética de Fausto Antonio e a Virada Sintática da Linguagem: algumas interpretações a partir de Bachelard
The ancestrality in the Fausto Antonio's poetics and the syntactic virade of the language: some interpretations from Bachelard
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcaj.v1i3.59Palavras-chave:
Fausto Antonio, Bachelard, imagensResumo
RESUMO: Este texto consiste em um estudo inicial sobre a poética de Fausto Antonio. A exposição dar-se-á a partir da interpretação da obra Poética do Devaneio de Gaston Bachelard. A proposta é de empreender a análise das profundidades das imagens impressas na escrita do nosso poeta. Nesse sentido, os espaços localizados entre a superfície e a profundidade de um texto sendo desvelados anunciam uma nova sintaxe a qual empregamos o termo: virada; que se traduz como uma inversão por meio da contradição. E o todo ontológico-poético se acomoda na ancestralidade destes espaços contraditórios. Esperamos a partir deste texto apresentar nossa proposta com o objetivo de melhor esclarecê-la ao longo da possibilidade de futuras publicações.
Palavras-chave: Fausto Antonio; Bachelard; imagens.
RÉSUMÉ: Ce texte se compose d'une première étude sur la poétique de Fausto Antonio. L'exposition donnera de l'interprétation de œuvre La Poétique de la Reverie de Gaston Bachelard. La proposition est de procéder à l'analyse de la profondeur des images imprimées dans l'écriture de notre poète. En ce sens, les espaces situés entre la surface et la profondeur étant dévoilé annonçant une nouvelle syntaxe qui utilisent le terme: tounant; qui se traduit par une inversion au moyen de la contradiction. Et le tout ontologique poétique qui installe les ancêtres de ces espaces contradictoires. Nous attendons de ce texte à présenter notre proposition afin de mieux clarifier sur la possibilité de futures publications.
Mots-clés: Fausto Antonio; Bachelard; images.
Referências
ANTONIO, Fausto. Vinte anos de prosa. Editora Arte Literária. 2006.
BASTOS, Maria Beatriz. Literatura e Afrodescendência no Brasil: Antologia crítica. Editora UFMG. 2011.
BACHELARD, Gaston. A Poética do Devaneio. Editora Martins Fontes. São Paulo.2009.
______. O Direito de sonhar. Editora BERTRAND BRASIL. Rio de Janeiro.1994.
______. A Psicanálise do Fogo. Editora Martins Fontes. São Paulo.2011.
CHEVALIER, Jean. Dicionário de Símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos,
formas, figuras, cores, números. 16ª edição. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001.
COELHO, Nelly Novaes. Escritores brasileiros do século XX: Um testamento Crítico. Editora Letra Selvagem. 2013.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & Diálogo. As ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. Editora Parábola. 2010.
LUZ, Marco Aurélio. Agadá: dinâmica da civilização africanobrasileira. Salvador: Ed. Universidade da Bahia, 1995.
OLIVEIRA, Eduardo David de. Filosofia da Ancestralidade: Corpo e Mito na
Filosofia da Educação Brasileira. Curitiba: Editora gráfica Popular, 2007a.
________. Ancestralidade na Encruzilhada. Curitiba: Editora Gráfica Popular, 2007b.
________. Epistemologia da Ancestralidade. Disponível em: www.entrelugares.ufc.br/entrelugares2/pdf/eduardo.pdf. Acesso em: 22/09/2011.
________. Cosmovisão Africana no Brasil: elementos para uma filosofia afrodescendente. Curitiba: Editora Gráfica Popular, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 CC-BY-NC-ND
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Informações:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Nenhuma taxa ou contribuição será solicitada aos autores. A revista não cobra nenhum tipo de valor nem a seus autores, nem a seus leitores. Nossa política é de incentivo ao compartilhamento público e livre do conhecimento.