Leitura e Produção Textual na EJAI: um caminho necessário
Reading and textual production in EJAI: a necessary path
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcaj.v1i3.86Palavras-chave:
EJAI, Leitura, Produção textualResumo
RESUMO: O presente estudo tem por objetivo refletir sobre a relevância da prática de Leitura e Produção de textos na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) como caminho necessário, visto que, através dessas práticas, há a possibilidade da aproximação entre texto trabalhado e o contexto do educando, para que este possa agir de forma consciente no meio social, bem como há a possibilidade de que o aluno se torne usuário proficiente da língua.
Palavras-chave: EJAI. Leitura. Produção textual.
ABSTRACT: This study aims to reflect on the relevance of the practice of reading and production of texts in the Education of Youth, Adults and Seniors (EJAI) as a necessary way because, through these practices, there is the possibility of rapprochement between working text and educating the context, so that it can act consciously in the social environment, and there is the possibility that the student becomes proficient user of the language.
Key words: EJAI. READING. TEXT PRODUCTION
Referências
BAJARD, E. Da escuta de textos à leitura. São Paulo: Cortez, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Proposta curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do Ensino Fundamental. 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC/SEF, 2002. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei nº 9394-96
_______. Coleção Cadernos da EJA. Ministério da Educação – MEC, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD, 2006.
CARVALHO, Marlene. Primeiras letras: alfabetização de jovens e adultos em espaços populares. São Paulo: Ática, 2010.
DIONÍSIO, M. de L. (2005) Literatura, leitura e escola: uma hipótese de trabalho para a construção do leitor cosmopolita. In: PAIVA, A.; MARTINS, A.; PAULINO, G.;
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MATTA, Sozângela Schemim da. Português – Linguagem e Interação. Curitiba: Bolsa Nacional do Livro Ltda. 2009.
NASPOLINI, Ana Tereza. Tijolo por tijolo: prática de ensino de língua portuguesa. São Paulo: FTD, 2009.
VÓIVIO, Cláudia Lemos. Prática de leitura na EJA: do que estamos falando e o que estamos aprendendo. In REVEJ@ - Revista de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, n. 0, p. 1-108, ago. 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 CC-BY-NC-ND
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Informações:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Nenhuma taxa ou contribuição será solicitada aos autores. A revista não cobra nenhum tipo de valor nem a seus autores, nem a seus leitores. Nossa política é de incentivo ao compartilhamento público e livre do conhecimento.