Avaliação Formativa, Mediadora e Integral: uma proposta do programa palavra de criança
Integral, mediative and forming evaluation: a proposal by child's word program
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcaj.v1i3.72Palavras-chave:
Avaliação, Educação Infantil, PortfóliosResumo
RESUMO: O estudo em referência discute a avaliação da aprendizagem proposta pelo Programa Palavra de Criança, desenvolvido por 77 (setenta e sete) municípios do Piauí. Para efeito desta investigação, pesquisamos o Caderno de Aprendizagem como instrumento de avaliação, que permite o registro e acompanhamento da aprendizagem dos alunos. O estudo encontra-se fundamentado pelos autores Hoffmann (2005/2012), Fernandes (2002), Luckesi (2005), dentre outros. O direcionamento metodológico inclui-se na vertente da pesquisa qualitativa, tendo como referencial teórico Chizzotti (2006/1991) e Gil (2002/2011). A produção dos dados foi realizada mediante a aplicação de questionários com duas professoras que trabalharam com a proposta do Programa. Também realizou-se observação em duas turmas do ciclo da alfabetização. A análise de conteúdo dos questionários e os dados observacionais revelam que o Caderno de Aprendizagem é um instrumento de avaliação no qual os estudantes trabalham com suas dúvidas e possibilidades de avanço, facilitando a prática de uma avaliação formativa e de estudos paralelos, podendo ser uma iniciativa do próprio estudante ou uma prática a ser incorporada pelo professor em seu planejamento.
Palavras-chave: Avaliação. Educação Infantil. Portfólios.
ABSTRACT: The study in reference discusses the assessment of learning proposed by the Word of Child Program, developed by 77 (seventy-seven) municipalities of Piaui. For purposes of this research, we studied the Learning Notebook as evaluation instrument, which allows the recording and monitoring of student learning. The study is based by the authors Hoffmann (2005/2012), Fernandes (2002), Luckesi (2005), among others. The methodology includes guidance on the aspect of qualitative research, the theoretical reference Chizzotti (2006/1991) and Gil (2002/2011). The production of data was performed by applying questionnaires with two teachers who worked with the proposal of the program. Also held observation in two literacy cycle classes. The questionnaires content analysis and observational data reveal that the Learning Notebook is an assessment tool in which students work with their doubts and advancement opportunities, facilitating the practice of formative assessment and parallel studies, may be an initiative the student himself or practice to be incorporated by the teacher in his planning.
Keywords: Evaluation. Child education. Portfolios.
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