A Reforma do Pensamento Por Meio do Ensino Transdisciplinar e o Desafio da Complexidade

Thought reform through transdisciplinary education and the challenge of complexity

Autores

  • Debora Maria dos Santos Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcaj.v1i3.80

Palavras-chave:

Edgar Morin, reforma do pensamento, ensino transdisciplinar

Resumo

RESUMO: Edgar Morin, importante intelectual da atualidade, apresenta em seu livro “A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento”, uma crítica à fragmentação do conhecimento e suas consequências no ensino e na formação de cidadãos. A obra questiona a finalidade da escola, da educação, do ensino e a necessidade de integrar as áreas do conhecimento contempladas pela humanidade. No livro é abordada a reflexão sobre um pensamento complexo, transdisciplinar, contextualizado e reorganizado capaz de formar cidadãos planetários, solidários e éticos, aptos a enfrentar os desafios dos tempos atuais.
Palavras-chaves: Edgar Morin, reforma do pensamento, ensino transdisciplinar.

ABSTRACT: Edgar Morin, important current intellectual, presents in his book "the well-made head: rethink reform, reform the thought", a critique of the fragmentation of knowledge and its consequences on the education and training of citizens. The work questions the purpose of school education, vocational education and the need to integrate the areas of knowledge covered by humanity. The book is addressed to reflection on a complex thought, transdisciplinary, contextualized and reorganized capable of forming planetary citizens, solidarity and ethical, able to meet the challenges of the present times.
Key words: Edgar Morin, thought reform, transdisciplinary education.

Referências

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

Downloads

Publicado

2024-07-10

Como Citar

Santos, D. M. dos. (2024). A Reforma do Pensamento Por Meio do Ensino Transdisciplinar e o Desafio da Complexidade : Thought reform through transdisciplinary education and the challenge of complexity. Cadernos Cajuína, 1(3), 131–135. https://doi.org/10.52641/cadcaj.v1i3.80

Edição

Seção

Resenha