Educação Ambiental e Ensino de Filosofia: Caminhos para uma Reconstrução dos Hábitos Alimentares Compatíveis com a Vida dos Seres e da Terra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.444

Resumo

O presente texto tem como proposta investigar como o ensino de Filosofia pode colaborar na construção de relações éticas no ambiente através dos hábitos alimentares. Pensando na educação ambiental, nossa proposta foi discutir como o ensino de Filosofia pode encaminhar a construção de saberes na escola sobre alimentação que sejam compatíveis com a vida dos organismos, com o ambiente. A metodologia utilizada foi a investigação filosófica por meio de textos e da experiência como professora da rede pública do ensino básico do Estado de São Paulo. Os alimentos tóxicos, alimentos que inflamam e sobrecarregam o sistema imunológico impossibilitam de perceber o que está ocorrendo a nossa volta. Corpo doente, mente doente. Normalizar em nossos corpos alimentos que são produtos de processos de escravização seja da terra e dos organismos, acabam normalizando em nossa concepção de mundo tais desigualdades e processos de violência e escravização. Acreditamos que os efeitos de um alimento estão associados com toda sua história e as relações de produção. Através da Filosofia podemos identificar a desinformação e propor uma discussão sobre as informações que foram ocultadas, sua história e suas relações, e assim proporcionar um olhar ético sobre o problema. Acreditamos que há relação de alguns alimentos que são considerados maléficos para um povo com a exploração da vida que a história que esse alimento possui naquele ambiente. Sendo assim, toda investigação alimentar precisa ser feita por cada povo. Corroborando com o fazer-se comunidade e o pensar coletivo.

Biografia do Autor

Iraceles Ishii dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Marília

Doutoranda em Educação pela UNESP. Mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP (2015). Licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2006). Professora do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Mente e Epistemologia. Foi integrante do Grupo Acadêmico de Estudos Cognitivos (GAEC-UNESP) e do Grupo Interdisciplinar CLE Auto-Organização (UNICAMP). E-mail: [email protected]

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Publicado

2024-08-06

Como Citar

Santos, I. I. dos. (2024). Educação Ambiental e Ensino de Filosofia: Caminhos para uma Reconstrução dos Hábitos Alimentares Compatíveis com a Vida dos Seres e da Terra. Cadernos Cajuína, 9(4), e249421. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.444

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares