Ser Como Fim Imanente: a ética da responsabilidade de Hans Jonas
Being as an immanent end: Hans Jonas’ ethic of responsibility
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv2i1.445Palavras-chave:
Hans Jonas, ética, responsabilidadeResumo
RESUMO: Minha pesquisa tem como foco a elucidação dos pontos principais do sistema teórico elaborado pelo filósofo alemão Hans Jonas, em especial no que tange à sua ética. Para Jonas, o advento da técnica moderna modificou em grande medida a forma como os seres humanos interagem com a natureza e consigo mesmos. A humanidade não apenas dispõe de novos meios para realizar ações sobre o planeta como lhe foge, por vezes, o controle e a capacidade para prever os resultados de seus empreendimentos. Estes e outros aspectos de nossa civilização tecnocientífica suscitam problemas cujas soluções não foram pensadas por éticas tradicionais o que, para Jonas, indica a necessidade do desenvolvimento um novo sistema ético centrado no princípio responsabilidade, de fundamento ontológico, para dar conta do risco que correm seres humanos e não humanos em virtude das novas dimensões espaçotemporais das ações do homem. Nesse sentido, a ética jonasiana é também uma ética do futuro, uma vez que busca englobar ainda ações da técnica moderna cujas consequências negativas talvez levem muito tempo para aparecer. Tendo como principal fonte de pesquisa o livro Princípio Responsabilidade, de Jonas, procurei apontar e esclarecer conceitos elementares de seu pensamento, além de brevemente traçar seu lugar em relação a algumas tendências filosóficas também questionadoras do papel da ciência e da tecnologia modernas na sociedade.
PALAVRAS-CHAVE: Hans Jonas; ética; responsabilidade.
ABSTRACT: My research focuses on the elucidation of the main points of the theoretical system elaborated by the German philosopher Hans Jonas, especially with regard to his ethics. For Jonas, the advent of modern technology has greatly changed the way humans interact with nature and with themselves. Humanity not only has new means to carry out actions on the planet but sometimes it lacks the control and the ability to predict the results of its ventures. These and other aspects of our technoscientific civilization give rise to problems whose solutions were not proposed by traditional ethics. Jonas sought to develop a new ethical system centered on the ontological principle of responsibility to account for the risk that human and non-human beings have in virtue of the new spatio-temporal dimensions of human actions. In this sense, Jonasian ethics is also aimed at the future, since it seeks to include actions of modern technique whose negative consequences may take a long time to appear. Having as main research source the book The Imperative of Responsibility, I tried to point out and clarify elementary concepts of his thought, as well as to briefly trace his place in relation to some philosophical tendencies that also question the role of modern science and technology in society.
KEYWORDS: Hans Jonas; ethics; responsibility.
Referências
ANDRADE, Ricardo Jardim. A gênese do conhecimento segundo Heidegger. Reflexão, ano
VII, n. 23, maio/agosto/1982.
BRANQUINHO, João; MURCHO, Desidério; GOMES, Nelson Gonçalves. Enciclopédia de
termos lógico-filosóficos. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
COMTE, Auguste. Curso de filosofia positiva, trad. Coleção “Os Pensadores”, São Paulo: Abril
Cultura, 1973.
DARTIGUES, Andre. O que é fenomenologia?. 3a ed. Trad. Maria José de Almeida. São Paulo:
Moraes, 1992.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. 10a ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
HEIDEGGER, Martin.Ensaios e conferências. 8a ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
HUSSERL, Edmund. La crise des sciences européenes et la phénoménologie transcendentale. trad. Fr. Paris:
Gallimard, 1976.
JONAS, Hans.O Princípio Responsabilidade: Ensaio de uma ética para a civilização tecnológica.Rio de
Janeiro: Contraponto: Editora PUC-Rio, 2006.
JONAS, Hans. Técnica, medicina e ética: sobre a prática da responsabilidade. Tradução do Grupo de
Trabalho Hans Jonas da ANPOF. São Paulo: Paulus, 2013.
SHULL, K.K. Is the Magic Gone? Weber‟s “Disenchantment of the World” and its Implications
for Art in Today‟s World. Anamesa, New York, v.3, i. 2, p.61, fall. 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 CC-BY-NC-ND
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Informações:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Nenhuma taxa ou contribuição será solicitada aos autores. A revista não cobra nenhum tipo de valor nem a seus autores, nem a seus leitores. Nossa política é de incentivo ao compartilhamento público e livre do conhecimento.