Ser Como Fim Imanente: a ética da responsabilidade de Hans Jonas

Being as an immanent end: Hans Jonas’ ethic of responsibility

Autores

  • Gabriel Prado Rodrigues Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv2i1.445

Palavras-chave:

Hans Jonas, ética, responsabilidade

Resumo

RESUMO: Minha pesquisa tem como foco a elucidação dos pontos principais do sistema teórico elaborado pelo filósofo alemão Hans Jonas, em especial no que tange à sua ética. Para Jonas, o advento da técnica moderna modificou em grande medida a forma como os seres humanos interagem com a natureza e consigo mesmos. A humanidade não apenas dispõe de novos meios para realizar ações sobre o planeta como lhe foge, por vezes, o controle e a capacidade para prever os resultados de seus empreendimentos. Estes e outros aspectos de nossa civilização tecnocientífica suscitam problemas cujas soluções não foram pensadas por éticas tradicionais o que, para Jonas, indica a necessidade do desenvolvimento um novo sistema ético centrado no princípio responsabilidade, de fundamento ontológico, para dar conta do risco que correm seres humanos e não humanos em virtude das novas dimensões espaçotemporais das ações do homem. Nesse sentido, a ética jonasiana é também uma ética do futuro, uma vez que busca englobar ainda ações da técnica moderna cujas consequências negativas talvez levem muito tempo para aparecer. Tendo como principal fonte de pesquisa o livro Princípio Responsabilidade, de Jonas, procurei apontar e esclarecer conceitos elementares de seu pensamento, além de brevemente traçar seu lugar em relação a algumas tendências filosóficas também questionadoras do papel da ciência e da tecnologia modernas na sociedade.
PALAVRAS-CHAVE: Hans Jonas; ética; responsabilidade.

ABSTRACT: My research focuses on the elucidation of the main points of the theoretical system elaborated by the German philosopher Hans Jonas, especially with regard to his ethics. For Jonas, the advent of modern technology has greatly changed the way humans interact with nature and with themselves. Humanity not only has new means to carry out actions on the planet but sometimes it lacks the control and the ability to predict the results of its ventures. These and other aspects of our technoscientific civilization give rise to problems whose solutions were not proposed by traditional ethics. Jonas sought to develop a new ethical system centered on the ontological principle of responsibility to account for the risk that human and non-human beings have in virtue of the new spatio-temporal dimensions of human actions. In this sense, Jonasian ethics is also aimed at the future, since it seeks to include actions of modern technique whose negative consequences may take a long time to appear. Having as main research source the book The Imperative of Responsibility, I tried to point out and clarify elementary concepts of his thought, as well as to briefly trace his place in relation to some philosophical tendencies that also question the role of modern science and technology in society.
KEYWORDS: Hans Jonas; ethics; responsibility.

Referências

ANDRADE, Ricardo Jardim. A gênese do conhecimento segundo Heidegger. Reflexão, ano

VII, n. 23, maio/agosto/1982.

BRANQUINHO, João; MURCHO, Desidério; GOMES, Nelson Gonçalves. Enciclopédia de

termos lógico-filosóficos. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

COMTE, Auguste. Curso de filosofia positiva, trad. Coleção “Os Pensadores”, São Paulo: Abril

Cultura, 1973.

DARTIGUES, Andre. O que é fenomenologia?. 3a ed. Trad. Maria José de Almeida. São Paulo:

Moraes, 1992.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. 10a ed. Petrópolis: Vozes, 2006.

HEIDEGGER, Martin.Ensaios e conferências. 8a ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

HUSSERL, Edmund. La crise des sciences européenes et la phénoménologie transcendentale. trad. Fr. Paris:

Gallimard, 1976.

JONAS, Hans.O Princípio Responsabilidade: Ensaio de uma ética para a civilização tecnológica.Rio de

Janeiro: Contraponto: Editora PUC-Rio, 2006.

JONAS, Hans. Técnica, medicina e ética: sobre a prática da responsabilidade. Tradução do Grupo de

Trabalho Hans Jonas da ANPOF. São Paulo: Paulus, 2013.

SHULL, K.K. Is the Magic Gone? Weber‟s “Disenchantment of the World” and its Implications

for Art in Today‟s World. Anamesa, New York, v.3, i. 2, p.61, fall. 2005.

Downloads

Publicado

2024-07-10

Como Citar

Rodrigues, G. P. (2024). Ser Como Fim Imanente: a ética da responsabilidade de Hans Jonas : Being as an immanent end: Hans Jonas’ ethic of responsibility. Cadernos Cajuína, 2(1), 58–71. https://doi.org/10.52641/cadcajv2i1.445