Diálogo sobre o Ensino de Filosofia no Ensino Médio

Autores

  • José Humberto Ferreira Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina - UPE

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcaj.v2i2.149

Palavras-chave:

Diálogo, Filosofia, Ensino, Conceito

Resumo

Resumo: A Tradição filosófica testemunha a relevância do diálogo no movimento do pensamento filosófico. De um lado, é necessária à escuta da produção filosófica na história da filosofia e, do outro lado, para avançar na produção da criação de novos conceitos filosóficos. O presente artigo tem como principal objeto fomentar uma discussão acerca da importância do ensino de filosofia para estudantes no ensino médio. Os principais autores utilizados que
ressaltam a importância do ensino de filosofia para estudantes do Ensino Médio são: Ortega y Gasset (1883-1955) e Sílvio Gallo (nascido em 1963). Para Ortega y Gasset, o ensino de filosofia consiste mesmo em tomar a atividade filosófica mesma, o filosofar mesmo, e submetê-lo radicalmente a uma análise filosófica (1971) com o método em círculos concêntricos. Para Sílvio Gallo, a filosofia é a experiência essencialmente do pensamento, que nos permite equacionar um problema; e a aula de filosofia deverá oportunizar ao estudante a experiência da produção do pensamento conceitual.
Palavras-chave: Diálogo. Filosofia. Ensino. Conceito.

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Publicado

2024-07-11

Como Citar

Ferreira, J. H. (2024). Diálogo sobre o Ensino de Filosofia no Ensino Médio. Cadernos Cajuína, 2(2), 61–71. https://doi.org/10.52641/cadcaj.v2i2.149