Materiais educacionais digitais: uma análise sob a perspectiva dos tutores na EAD

Digital educational materials: an analysis under the perspective of the tutors in the ead

Autores

  • Dayane Da Silva Rodrigues De Souza Instituto Federal do Piauí - Campus Pedro II
  • Bruno César Dias De Albuquerque Instituto Federal do Piauí - Campus Pedro II
  • Zélia Maria Soares Jófili Universidade Federal Rural De Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcaj.v2i3.173

Palavras-chave:

Educação a Distância, IFPI, Materiais Educacionais Digitais – MED, suporte tecnológico, tutores

Resumo

RESUMO: A educação a distância - EAD se destaca por utilizar a tecnologia a favor da realização do seu processo de ensino aprendizagem, dessa forma os materiais educacionais digitais – MED fazem parte deste cenário oferecendo um suporte tecnológico e pedagógico eficiente e motivador para os profissionais e alunos, assim, por compreender a importância deste suporte na educação, esta pesquisa analisou o uso dos MED sob a perspectiva dos tutores da EAD do Instituto Federal do Piauí- IFPI. Este estudo tem um paradigma qualitativo, e utilizou o questionário como instrumento de pesquisa, no qual foi possível identificar a importância dos
MED, a necessidade de otimização dos materiais digitais utilizados e de formação especifica para uso deles, além de destacar possibilidades de expansão desses materiais.

Palavras-chaves: Educação a Distância, IFPI, Materiais Educacionais Digitais – MED, suporte tecnológico, tutores.

ABSTRACT: The Distance education - EAD stands out because it uses technology in favor of its teaching learning process, so the digital educational materials - MED are part of this scenario, offering an efficient and motivational technological and pedagogical support for EAD professionals and students, Therefore, in order to understand the importance of this support in education, this research analyzed the use of the MED from the perspective of the tutors of the
EAD of the Institute Federal of Piauí - IFPI. This study has a qualitative paradigm, and used the questionnaire as a research tool, in which it was possible to identify the importance of the MED, the need for optimization of the digital materials used and the specific training for their use, besides highlighting possibilities of expansion of these materials. 

Keywords: Distance Education, IFPI, Digital Educational Materials - DEM, technological
support, tutors.

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Publicado

2024-07-13

Como Citar

Souza, D. D. S. R. D., Albuquerque, B. C. D. D., & Jófili, Z. M. S. (2024). Materiais educacionais digitais: uma análise sob a perspectiva dos tutores na EAD: Digital educational materials: an analysis under the perspective of the tutors in the ead. Cadernos Cajuína, 2(3), 132–149. https://doi.org/10.52641/cadcaj.v2i3.173

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares