Uma Resposta sobre o que é O Amor Platônico a partir da Relação Erótica entre Sócrates e Alcebíades no Simpósio De Platão
An answer on what is platonic from the relationship between Socrates and erotic Alcibiades in Plato's symposium.
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcaj.v3i1.68Palavras-chave:
Amor Platônico, Paideia, PedagogiaResumo
RESUMO: O amor em Platão ao contrário do que é normalmente concebido pelo senso comum, como abstrato e imaginário, tem um aspecto amplo e bastante prático. O presente trabalho aborda a concepção de amor platônico para mostrar a partir da experiência filosófica vivida por Sócrates e Alcebíades descrita no Banquete de
Platão, como o amor representava na antiguidade uma prática educativa que envolvia duas pessoas.
Palavras-chave: Amor Platônico; Paideia; Pedagogia.
ABSTRACT: The love in Plato contrary to what is usually conceived by common sense, as abstract and imaginary, has a large and very practical aspect. The present work approach the concept of platonic love to show from the philosophical experience lived by Socrates and Alcibiades described in Plato's Symposium, how love were represented in antiquity an educational practice involving two people.
Keywords: Platonic love; Paideia; Pedagogy.
Referências
ARAÚJO JUNIOR. Anastácio Borges de. Eros, direzione e efetti. In Il simpósio di Platone: um banchetto di interpretazioni. Napoli, Lofredo editore. 2013.
BRÈS, Yvon. La Psychologie de Platon. 2 ed. Paris: PUF,1973.
DE LA TORRE. Emílio Suárez. En torno al banquete de Platón. Humanitas vol. LIV (2002) 63-100
DOVER, K. J. A homossexualidade na Grécia antiga. Trad. L. S. Krausz. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.
FERRARI, F. (2012). “Eros, Paideia e Filosofia: Sócrates entre Diotima e Alcibíades”. Archai n. 9, jul-dez 2012, pp. 65-116
FOULCALT. M. História da sexualidade: vol.2 O uso dos prazeres. Ed. Graal, São Paulo, 2010
GOERGEN. Pedro. De Homero e Hesíodo ou das origens da filosofia e da educação. Pro-Posições, v. 17, n. 3 (51) - set./des. 2006.
HADOT, P. Ejercicios espirituales y filosofia antigua. Siruella, Madri. 2006.
JAEGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego. 5ª edição. Martins fontes São Paulo, 2011.
PARMA, Lorena Rojas. De amore: Sócrates y Alcibíades en el Banquete de Platón. ARETÉ. Revista de Filosofía Vol. XXIII, N° 1, 2011 pp. 159-186..
MAS. Salvador. Eros platónico y amor a los muchachos. ISEGORÍA, N.º 48, enero-junio, 2013, 245-268, ISSN: 1130-2097 doi: 10.3989/isegoria.2013.048.14
MAZEL, J. As metamorfoses de Eros. O amor na Grécia antiga. São Paulo, Martins fontes, 1988.
NUSSBAUM Martha C.. A fragilidade da bondade. Fortuna e ética na filosofia grega. Martins fontes, São Paulo, 2009.
PEREZ. Daniel Omar. O amor e a procura de si. In. Revista Ciência e vida: Filosofia. Escala. Ano VIII n. 99 Outubro 2014.
PLATÃO. Simpósio. Tradução de Carlos Alberto Nunes. – 3ª ed. – Belém: ed. UFPA 2011.
ROBIN, Léon. La théorie platonicienne de l’amour. Paris, P UF, 1964.
ROMILLY, Jacqueline. Alcibíades: os perigos da ambição. Ediouro. São Paulo1996.
ROWE, C. “The Symposium as a Socratic Dialogue”, in Lesher et alii. 2006.
VLASTOS, Gregory. The Individual as an object of Love in Plato, in. Platonic Studies, Princeton. 1973.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 CC-BY-NC-ND
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Informações:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Nenhuma taxa ou contribuição será solicitada aos autores. A revista não cobra nenhum tipo de valor nem a seus autores, nem a seus leitores. Nossa política é de incentivo ao compartilhamento público e livre do conhecimento.