Reflexões sobre o Papel do Professor e do Estudante na Educação a Distância
Reflections on the role of the teacher and the student in distance education
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcaj.v3i1.191Palavras-chave:
EaD, Professor, EstudanteResumo
RESUMO: Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica acerca do papel e das competências específicas do professor e do estudante na educação a distância (EaD) à luz da teoria construtivista. O presente artigo tem por objetivo apresentar
uma visão dos principais atores desse cenário tão importante na educação brasileira que é a EaD. Nesse sentido, definimos, em linhas gerais, o papel do professor (educador) como o de mediador do conhecimento, capaz de produzir materiais e conteúdo que desenvolvam o senso crítico e a autonomia intelectual de seus alunos, de acordo com as características dessa modalidade de ensino. Nesse viés, o aluno deve reconhecer-se como coautor do conhecimento, um indivíduo capaz de realizar uma análise crítica e uma síntese pessoal dos temas estudados.
Palavras-chave: EaD. Professor. Estudante.
ABSTRACT: This paper is the result of a bibliographic research on the role and specific competences of the teacher and the student in the distance education (D.E.) under the light of the constructivist theory. The present paper aims to present a vision of the main actors of this important scenario in Brazilian education, which is the D.E.
In this sense, we define in general terms the role of the teacher (educator) as the mediator of knowledge, capable of produce materials and contents that develop the critical sense and intellectual autonomy of their students according to the characteristics of this teaching mode. In turn, the student should recognize himself as
a co-author of knowledge, as an individual capable of critical analysis and personal synthesis of the topics covered.
Keywords: D.E. Professor. Student.
Referências
RIAS, José O. Cardentey ; YERA, Armando Pérez . O que é a pedagogia construtivista?
Disponível em: Acesso em: 30 ago. 2011.
ALMEIDA, Fernado José et al. Educação a distância: Formação de professores em ambientes virtuais e colaborativo de aprendizagem. São Paulo, Projeto NAVE, 2001.
ARIAS, J; YERA, A.O que é a pedagogia construtivista? Revista educação pública, Cuiabá, v.5, n.8, Julho/Dezembro,1996.
BEHRENS, Marilda Aparecida. A formação continuada dos professores e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1996.
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Aprendizagem da leitura e da escrita. In: GADOTTI, M (Org). História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 2003.
KANT, I. Textos Seletos. 2. ed. (Trad.) Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis: Vozes, 1985.
LITWIN, E. Educação a distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: ArtMed, 2001.
MOORE, M; KEARSLE, G, Educação a distância: uma visão integrada, Tradução de Roberto Galman, São Paulo: Cengage Learning, 2011.
MORAN, J. M., MASETTO, M. T. & BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
PETERS,O, Didática do ensino a distância, Tradução de Ilson Kayser, Rio grande do sul: Unisinos, 2006.
SIQUEIRA, Marli Aparecida da Silva. Monografias e teses: das normas técnicas ao projeto de pesquisa: teoria e prática. Brasília: Editora Consulex, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 CC-BY-NC-ND
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Informações:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Nenhuma taxa ou contribuição será solicitada aos autores. A revista não cobra nenhum tipo de valor nem a seus autores, nem a seus leitores. Nossa política é de incentivo ao compartilhamento público e livre do conhecimento.