O LUGAR DA LITERATURA E DO CINEMA NA ESCOLA
The place of the literature and the cinema in the school
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv3i2.521Palavras-chave:
Literatura, Cinema, Escola, RecepçãoResumo
RESUMO: Este esboço tem como objetivo refletir sobre o lugar que a Literatura e o
Cinema ocupam na escola. A partir da análise dos documentos oficiais que regem a
educação brasileira, e, de como a escola insere essas duas linguagens na práxis
pedagógica, como as concebe, como considera a relação dialética que estabelecem
entre si e os pontos através dos quais essas artes dialogam, se aproximam, se
afastam, se autorreferenciam, se complementam e exercem a função humanizadora.
A escola deve se consolidar como instrumento de inclusão social e cultural, por ser
um espaço privilegiado para o acesso à arte e para que a sua recepção e a sua
dimensão social contribuam para a formação holística dos estudantes.
Palavras-chave: Literatura. Cinema. Escola. Recepção.
ABSTRACT: This draft aims to reflect on the place that Literature and Cinema
occupy at school. Based on the analysis of some official documents that manage the
Brazilian education, and how the school inserts these two languages in the
pedagogical praxis, how it conceives them, how it considers the dialectical
relationship they establish between themselves and the points through which these
arts dialogue, approach, depart, self-refer, complement, and exercise the humanizing
function. The school must consider itself as an instrument of social and cultural
inclusion, since it is a privileged space for the democratization of access to art and so
that its reception and its social dimension contribute to the holistic formation of
students.
Key-words: Literature. Movie. School. Reception.
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