O LUGAR DA LITERATURA E DO CINEMA NA ESCOLA

The place of the literature and the cinema in the school

Autores

  • Marli Maria Veloso Universidade Estadual do Piauí - UESPI

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv3i2.521

Palavras-chave:

Literatura, Cinema, Escola, Recepção

Resumo

RESUMO: Este esboço tem como objetivo refletir sobre o lugar que a Literatura e o
Cinema ocupam na escola. A partir da análise dos documentos oficiais que regem a
educação brasileira, e, de como a escola insere essas duas linguagens na práxis
pedagógica, como as concebe, como considera a relação dialética que estabelecem
entre si e os pontos através dos quais essas artes dialogam, se aproximam, se
afastam, se autorreferenciam, se complementam e exercem a função humanizadora.
A escola deve se consolidar como instrumento de inclusão social e cultural, por ser
um espaço privilegiado para o acesso à arte e para que a sua recepção e a sua
dimensão social contribuam para a formação holística dos estudantes.
Palavras-chave: Literatura. Cinema. Escola. Recepção.

ABSTRACT: This draft aims to reflect on the place that Literature and Cinema
occupy at school. Based on the analysis of some official documents that manage the
Brazilian education, and how the school inserts these two languages in the
pedagogical praxis, how it conceives them, how it considers the dialectical
relationship they establish between themselves and the points through which these
arts dialogue, approach, depart, self-refer, complement, and exercise the humanizing
function. The school must consider itself as an instrument of social and cultural
inclusion, since it is a privileged space for the democratization of access to art and so
that its reception and its social dimension contribute to the holistic formation of
students.
Key-words: Literature. Movie. School. Reception.

Referências

AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1998.

BRASIL, Assis. Cinema e Literatura. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967.

CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira: Momentos Decisivos. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 1995.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 4. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2004. p. 174.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: Teoria, Análise, Didática. São Paulo: Moderna, 2000.

EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

LIMA, Luiz Costa (coord). A literatura e o leitor: textos da estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

MAGNANI, M. Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 2013.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura na escola e na biblioteca. 10ª.ed. São Paulo: Papirus, 2005.

STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. São Paulo: Papirus, 2003.

Downloads

Publicado

2024-07-15

Como Citar

Veloso, M. M. (2024). O LUGAR DA LITERATURA E DO CINEMA NA ESCOLA: The place of the literature and the cinema in the school. Cadernos Cajuína, 3(2), 61–71. https://doi.org/10.52641/cadcajv3i2.521

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares