O SUJEITO EM SEMIOSE NO POEMA I COME FROM, DE MAGGIE HARRIS
The subject in semiosis in the poem I come from, by Maggie Harris
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv3i2.522Palavras-chave:
Ser / Não-Ser, Identidade, Cultura, SemioseResumo
RESUMO: Focando no sujeito entre culturas em semiose ad infinitum, este trabalho
analisa o poema I come from (2011), de Maggie Harris, a fim de identificar como a
ideia de identidade cultural é retratada através do eu em um processo contínuo de
semiose. O estudo considera os pressupostos teóricos desenvolvidos por Peirce
(2010), a ideia de identidade argumentada por Noack (2006) e o conceito de cultura
proposto por Bhabha (1994). A análise revela que a cultura é responsável por fazer
o sujeito conceber a identidade como parte de um processo de semiose entre o ego
e o não-ego, o ser e o não ser.
Palavras-chave: Ser / Não-Ser. Identidade. Cultura. Semiose.
ABSTRACT: Focusing on the subject between cultures in semiosis ad infinitum, this
paper aims to analyze the poem I come from (2011), by Maggie Harris, in order to
identify how the idea of cultural identity is portrayed through the self in a continuum
process of semiosis. The study considers the theoretical assumptions provided by
Peirce (2010), the idea of identity argued by Noack (2006) and the concept of culture
proposed by Bhabha (1994). The analysis reveals that culture is responsible to make
the subject conceive their identity as a part of a semiosis process between the ego
and not-ego, being and not being.
Keywords: Being / Not-Being. Identity. Culture. Semiosis.
Referências
ANGELOU, Maya. Human family. In: The complete collected poems of Maya Angelou. New York: Random House, 1994, p. 224-225.
BHABHA, Homi. The location of culture. London and New York: Routledge, 1994.
BRASIL, Luiz Antonio de Assis. Entre a universalidade e o particular: a literatura entre as identidades regionais. In: SCHULER, Fernando Luís; BORDINI, Maria da Glória (Orgs.). Cultura e identidade regional. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p. 31-41.
DEELY, John. Semiótica básica. Tradução Julio C. M. Pinto. São Paulo: Ática, 1990. (Série Fundamentos; 80)
GLISSANT, Édouard. O mesmo e o diverso (1981). Tradução Normélia Parise; comentário Graciela Ortiz. Projeto CD-ROM Antologia de Textos Fundadores do Comparatismo Literário Interamericano, UFRGS. Disponível em: Acesso em: 05 jan. 2017, 6 p.
HARRIS, Maggie. I come from. In: Selected poems (1999-2010) with an introduction by Lynne Macedo; series preface by the President of Guyana, H. E. Bharrat Jagdeo. Guyana: The Caribbean Press, 2011, p. 24.
HAYNES, Leanne. Fighting the fear, writing the real: an interview with Maggie Harris. ARC Magazine. West Indies, 4 jun. 2014. Disponível em: Acesso em: 3 oct. 2016.
LOTMAN, Juri. Culture and explosion. Edited by Marina Grishakova; translated by Wilma Clark. Berlin, New York: Mouton der Gruyter, 2009.
MERRELL, Floyd. Lotman‘s semiosphere, Peirce‘s categories, and cultural forms of life. Sign Systems Studies, ISSN 1406-4243 / ISBN 9985-56-622-X, vol. 29(2), 385–415; Tartu: Tartu University Press, 2001, p. 385-416. Disponível em: Acesso em: 13 abr. 2017.
MORRISON, Toni. Beloved (1987). Disponível em:
Acesso em: 04 jan. 2017, 156 p.
NOACK, Juliane. A ideia de identidade sob uma perspectiva semiótica. Revista GalÆxia, São Paulo, n. 12, p. 103-113, dez. 2006. Disponível em: Acesso em: jan. 03 2017.
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica; tradução José Teixeira Coelho Neto; 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. (Estudos; 46; dirigida por J. Guinsburg).
PEIRCE, Charles Sanders. Collected Papers of Charles Sanders Peirce. Charles Hartshorne, Paul Weiss (vols. 1-6); Arthur W. Burks (vols. 7-8) (eds). Cambridge: Harvard University Press, 1931-1958. 8 vols.
ROACH, Jo. Bread and Butter. The Guardian. set. 2007. Disponível em:
Acesso em: 03 jan. 2017.
RORTY, Richard. A trajetória do pragmatista. In: ECO, Umberto. Interpretação e superinterpretação. Tradução MF; revisão da tradução e texto final Monica Stabel. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p.105-127. (Tópicos)
SAID, Edward. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SMITH, Lyndi. Bread and Butter. [S.I.], maio 2011. Disponível em: Acesso em: 04 jan. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 CC-BY-NC-ND
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Informações:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Nenhuma taxa ou contribuição será solicitada aos autores. A revista não cobra nenhum tipo de valor nem a seus autores, nem a seus leitores. Nossa política é de incentivo ao compartilhamento público e livre do conhecimento.