A ESCREVIVÊNCIA DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE EM AMERICANAH: diálogos com Conceição Evaristo
The Escrevivência of Chimamanda Ngozi Adichie in Americanah: dialogues with Conceição Evaristo
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv3i2.523Palavras-chave:
Chimamanda Adichie, Conceição Evaristo, Autoria feminina, Autoria negra, EscrevivênciaResumo
RESUMO: Este artigo discute a articulação entre o fazer literário e a condição
biográfica do sujeito autoral proposta por Conceição Evaristo no seu conceito da
Escrevivência. Buscamos evidenciar a escre(vivência) da Chimamanda Ngozi
Adichie, mulher negra nigeriana que inscreve no corpus literário contemporâneo uma
forma contundente de auto-representação individual e coletiva, presente no registro
ficcional de questões raciais e de gênero apresentados no romance “Americanah”
(2013). Analisamos essa possibilidade de reflexão sobre o papel da mulher negra
enquanto escritora, verificando as operações estéticas a partir das quais elas
articulam as intervenções da vida sobre a palavra escrita e vice-versa.
Palavras-chave: Chimamanda Adichie. Conceição Evaristo. Autoria feminina.
Autoria negra. Escrevivência.
ABSTRACT: This paper aims to moot the articulation between the literary work and
the biographical condition of the author as proposed by Conceição Evaristo in her
concept of Escrevivência (the way a text that is constructed in between the literary
and the existential realms). We seek to evidence the Escrevivência of Chimamanda
Ngozi Adichie, a Nigerian black woman who inscribes in the contemporary literary
corpus a strong form of individual and collective self-representation, within the
fictional record of racial and gender issues presented in the novel “Americanah”
(2013). We analyze this possibility of reflection on the role of the black woman as a
writer, verifying the aesthetic operations from which they articulate the interventions
of life onto the written word and vice versa.
Keywords: Chimamanda Adichie. Conceição Evaristo. Female authorship. Black
authorship. Escrevivência.
Referências
ADICHIE, C. N. Americanah. São Paulo: Companhia Das Letras, 2014.
_________. O perigo da história única – subtitle transcript, 2009 acessado em: 08/09/2015
_________. African “Authenticity” and the Biafran Experience. Transitions, n° 99, p. 42-53. Indiana University Press, 2008.
BERND, Zilá. Introdução a Literatura Negra. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.
BHABHA, Homi. K. O local da cultura. Trad: Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
CANDIDO, Antonio. Literatura e cultura de 1900 a 1945. In: Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2010, p.13-82
EVARISTO, Conceição. Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. In Literatura, história, etnicidade e educação: estudos nos contextos afro-brasileiro, africano e da diáspora africana. Org. Denise Almeida Silva, Conceição Evaristo – Frederico Wesphalen: URI, 2011, p.131-141.
_________. Da Grafia – Desenho de minha mãe um dos lugares de nascimento de minha escrita. In Representações Performáticas Brasileiras: teórias, práticas e suas interfaces. (org) Marcos Antônio Alexandre, Belo Horizonte, Mazza Edições, 2007, p 16-21.
_________. Gênero e etnia: uma escre(vivência) de dupla face. In Mulheres do mundo – Enia, Marginalidade e Diáspora. Org. Nazilda Martins de Barros Moreira & Liane Schnider, João Pessoa, UFPB, Idéia/Editora Universitária, 2005
OLIVEIRA, Luiz Henrique Silva de. “Escrevivência” em becos da memória de Conceição Evaristo. In Revista de estudos Feministas, Florianópolis, 17: 344, 2009. p. 621-623
SHOWALTER, Elaine. A literature of their own – British Women Novelists from Brontë to Lessing. New Jersey: Princeton University press, 1977.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa, André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 CC-BY-NC-ND
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Informações:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Nenhuma taxa ou contribuição será solicitada aos autores. A revista não cobra nenhum tipo de valor nem a seus autores, nem a seus leitores. Nossa política é de incentivo ao compartilhamento público e livre do conhecimento.