Desenho na educação infantil: a importância e sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo e para a alfabetização
Drawing on Child Education: the importance and its contribution to cognitive development and literacy
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcaj.v3i3.207Palavras-chave:
Educação, Letramento, DesenhoResumo
RESUMO: Este artigo tem por objetivo discutir o desenho infantil e sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo da criança, preparando esse indivíduo para a alfabetização e o letramento significativo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de
cunho qualitativo. Nesse sentido, será apresentado um breve histórico do desenho e da educação infantil como meio de comunicação, e suas fases segundo autores e a relação com a aprendizagem da criança. Percebeu-se pela pesquisa realizada que
há uma necessidade de estimular o desenho da criança, respeitando suas fases pois é uma prática e processo organizativo do desenvolvimento cognitivo infantil e sua relação com o meio o qual faz parte, pois é a primeira etapa básica educacional. O
estimulo e o olhar pedagógico é fundamental para o desenvolvimento da linguagem escrita, uma vez que a criança ao desenhar imagina, cria e expressa suas idéias e sentimentos, mostrando sua concepção de mundo, abrindo a possibilidade para o
próximo aprendizado, a alfabetização e o letramento. Foram revisitados autores como Lev Vygotsky(1998), Henri Luquet(1969), Viktor Lowenfeld(1977), Rosa Iavelberg (2013) e outros mais, essenciais para fundamentar essa pesquisa.
Palavras-chaves: Educação. Letramento. Desenho.
ABSTRACT: This article aims to discuss child draws and its contribution to children's cognitive development, preparing this individual for meaningful literacy. This is a qualitative bibliographical research. In this sense, a brief history of children's
education and draw as a means of communication will be presented, and their phases according to authors and the relationship with the child's learning. It was perceived by the research carried out that there is a need to stimulate the child's draws, respecting its phases because it is a practice and organizational process of children's cognitive development and its relation with the environment which is part, since it is the first basic educational stage. The stimulus and the pedagogical gaze are fundamental for the development of written language, since the child in drawing imagines, creates and expresses his ideas and feelings, showing his conception of the world. We have revisited authors such as Lev Vygotsky (1998), Henri Luquet
(1969), Viktor Lowenfeld (1977), Rosa Iavelberg (2013) and others, essential to support this research.
Key-words: Education. Literacy. Draw.
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