Jogos: Artifícios para Melhorar a Compreensão, a Memorização e o Raciocínio Lógico
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcaj.v2i3.164Palavras-chave:
Raciocínio lógico, Memorização, Jogos MatemáticosResumo
RESUMO: Este artigo descreve a pesquisa desenvolvida como atividade complementar e interventiva desenvolvidas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. O mesmo foi desenvolvida na Unidade Escolar Professor Deolindo Lima na cidade de São Raimundo Nonato, Piauí em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental II. A metodologia da pesquisa foi de caráter qualitativo observativo, na qual observou-se as estratégias dos cálculos utilizadas pelos discentes e a melhorara da compreensão dos conteúdos abordados. Durante o desenvolvimento desta utilizou-se os seguintes passos: Inicialmente verificou-se o conhecimento dos discentes através de observações em sala de aula durante a aulas do professor regente; logo após foi desenvolvida a intervenção com o uso dos jogos: Bingo Matemático e Mico Matemático, Através dessa ação buscou-se amenizar as dificuldades na aprendizagem das quatro operações básicas da aritmética, MMC, MDC, potenciação, radiciação, operações com números: racionais e inteiros. O objetivo principal deste trabalho foi observar e avaliar os discentes, no desenvolvimento das estratégias utilizadas para obtenção dos resultados, a fim de melhorar a memorização e o raciocínio lógico, contribuindo para a formação intelectual e aprimorando a interpretação, análise e dedução de problemas da matemática. Com esta verificou-se que durante e após a realização dos jogos e das respectivas atividades contextualizadas, que as práticas lúdicas através dos mesmos podem favorecer a aprendizagem e proporcionar momentos agradáveis, atendendo às necessidades físicas e cognitivas dos discentes, durante a construção do conhecimento, contribuindo na formação intelectual e aprimorando a interpretação, análise e dedução de problemas matemáticos.
PALAVRAS-CHAVE: Raciocínio lógico. Memorização. Jogos Matemáticos.
ABSTRACT: This article describes the research developed as complementary and interventional activity developed through the Institutional Scholarship Program of Initiation to Teaching - PIBID. The same was developed at the Professor Deolindo Lima School Unit in the city of São Raimundo Nonato, Piauí in a class of 7th year of Elementary School II. The methodology of the research was qualitative observational, in which the strategies of the calculations used by the students were observed and the understanding of the contents approached improved. During the development of this, the following steps were used: Initially it was verified the knowledge of the students through observations in the classroom during the classes of the teacher regent; After that the intervention was developed with the use of games: Mathematical Bingo and Mathematical Mico. Through this action we tried to soften the difficulties in learning the four basic operations of arithmetic, MMC, MDC, potentiation, radiciation, operations with numbers: rational and Whole. The main objective of this work was to observe and evaluate the students in the development of the strategies used to obtain the results, in order to improve the memorization and the logical reasoning, contributing to the intellectual formation and improving the interpretation, analysis and deduction of mathematical problems . It was verified that during and after the games and their contextualized activities, that the playful practices through them can favor learning and provide pleasant moments, attending the physical and cognitive needs of the students, during the construction of knowledge, Contributing to the intellectual formation and improving the interpretation, analysis and deduction of mathematical problems.
KEYWORDS: Logical reasoning. Memorization. Mathematical games.
Referências
SMOLE, Kátia Stocco... et al. Cadernos do Mathema: jogos de matemática de 6º ao 9º ano, Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 97.
STAREPRAVO, Ana Ruth. Jogando com a Matemática: números e operações. Curitiba: Aymará, 2009. p. 207.
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