Notas sobre o Ensino de Filosofia nos Cursos de Graduação no Serviço Social
Notes on the teaching of philosophy in the Social Service graduation courses
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcaj.v4i2.277Resumo
RESUMO: Ministrar aulas de Filosofia exige esforço para lidar com uma diversidade
de questões, como o conteúdo, a especificidade do lugar onde se ensinará e as
especificidades do ensino de Filosofia. Nesse contexto, o presente artigo visa
apresentar questões, informações e sugestões, aqui consideradas importantes, para
aqueles que ensinam ou iniciaram a docência de Filosofia nos cursos de graduação
em Serviço Social. A partir de documentos institucionais e analisando a legislação
vigente sobre currículo e a grade curricular de várias instituições de ensino superior,
foram sugeridas algumas propostas no ensino de Filosofia, as quais foram
confrontadas com algumas formas efetivas de seu ensino. A elaboração do presente
escrito teve por base a análise documental de projetos pedagógicos e ementas,
muitos deles disponíveis na página digital de cada instituição. Das conclusões,
tiramos que a maioria dos cursos de Serviço Social oferece a disciplina nas suas
grades curriculares, tendo a Filosofia como um suporte necessário para a formação
dos seus discentes. Contudo, há instituições que não oferecem a disciplina de
Filosofia de forma presencial, pois em alguns casos ela é ofertada via educação a
distância, sem nenhum cuidado com a Filosofia nem com o Serviço Social. Por isso,
o professor de Filosofia, no âmbito do ensino da graduação do SS, deve observar o
quê e como ensinar para que o seu ensino se fortaleça nas instituições de ensino
superior e para que a formação dos assistentes sociais tenha a Filosofia como um
saber necessário e potente ao seu fazer profissional.
Palavras-chave: Filosofia. Currículo. Serviço Social. Ensino de Filosofia.
ABSTRACT: Teaching Philosophy classes requires an effort to deal with a variety of
issues, such as the content, the specificity of the place where one will be taught, and
the specificities of teaching Philosophy. In that context, the article aims to present
questions, information and suggestions, considered important for those who teach or
have started teaching Philosophy in undergraduate courses in Social Work. From
institutional documents and analyzing the current legislation on curriculum and
curriculum of several institutions of higher education, some proposals were
suggested in the teaching of Philosophy, which were confronted with some effective forms of its teaching. The preparation of this paper was based on the documentary
analysis of pedagogical projects and course menus available in the digital page of
each institution. From the conclusions, we observed that most Social Service courses
offer discipline in their curriculum, with Philosophy as a necessary support for the
training of their students. However, there are institutions that do not offer the
discipline of Philosophy presential, since in some cases it is offered by way of
distance education, without any care with Philosophy or Social Work. Therefore, the
professor of Philosophy, within the scope of Social Service graduation teaching,
should observe what and how to teach so that his teaching strengthens in higher
education institutions and so that the training of social workers has Philosophy as a
knowledge necessary and powerful to your professional doing.
Key-words: Philosophy. Curriculum. Social service. Teaching Philosophy.
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