Ensino da Saúde no Currículo do Curso de Serviço Social da Uece: percepções das estudantes
Teaching of health in the curriculum of the Social Service course on UECE: the students' perceptions
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcaj.v4i2.279Resumo
RESUMO: O debate em torno do aprofundamento ou não de determinados conteúdos nos currículos dos cursos de Serviço Social merece destaque nas investigações a respeito da formação profissional. Sendo assim, este artigo objetiva refletir sobre as percepções de estudantes do curso de Serviço Social da UECE,
estagiárias no campo da saúde, no que se refere ao ensino do conteúdo da saúde no currículo deste curso de graduação. Para tanto, adotamos a pesquisa de natureza qualitativa, com o uso dos delineamentos da pesquisa bibliográfica, documental e de campo, utilizando a entrevista semiestruturada com cinco estudantes para a coleta dos dados. Os resultados desta pesquisa evidenciaram a
compreensão sobre a necessidade de uma formação generalista crítica conforme propõe a ABEPSS, mas a prevalência da percepção entre as estudantes entrevistadas sobre a necessidade de disciplinas específicas para tratar do conteúdo da saúde, tendo em vista a importância dos espaços da saúde como campos de trabalho privilegiados para os/as assistentes sociais e como espaços de
aprendizagem para os/as estagiários.
Palavras-chave: Formação profissional. Saúde. Serviço Social.
ABSTRACT: The debate about the deepening or not of certain contents in the curricula of the courses of Social Work deserves emphasis in the investigations regarding the professional formation. Thus, this article, the result of discussions developed in our course conclusion work, aims to reflect on the perceptions of students of the UECE Social Work, course trainees in the field of health, regarding
the teaching of health content in the curriculum of this undergraduate course. To do so, we adopted the qualitative research, using the delineations of the bibliographic, documentary and field research, using the semi-structured interview with five
students to collect the data. The results of this research evidenced an understanding of the need for a generalist critical education as proposed by ABEPSS, but the prevalence of the perception among the interviewed students about the need for specific disciplines to deal with health content, given the importance of health care as
privileged workplaces for social workers and as learning spaces for trainees.
Key-words: Professional training. Health. Social Work.
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