Evasão Universitária em Ciências Sociais Aplicadas: Análise e Propostas de Intervenção
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.551Palavras-chave:
Evasão, Gestão, Ensino SuperiorResumo
A evasão é um problema que assola as universidades gerando desperdício de recursos das instituições e dos universitários. Por isso, neste trabalho analisou-se o controle de saída dos estudantes dos cursos de Ciências Sociais Aplicadas da UFF para identificar os gargalos no monitoramento e verificar possíveis fatores relacionados à evasão por meio da análise e comparação do tempo de permanência e disciplinas que mais reprovam. Verificou-se, por meio de uma pesquisa quantitativa, que o processo de cancelamento de matrícula carece de registro de informações sobre os motivos da evasão. Além disso, há um expressivo percentual de abandono após o primeiro e segundo semestre de curso, que decai ao longo do tempo, voltando a crescer no sétimo semestre. Isso pode estar relacionado à insuficiência de aproveitamento, principalmente, entre os ingressantes, além da reprovação em disciplinas dos segundo e oitavo períodos. Com base nos resultados, sugere-se medidas que busquem a permanência estudantil, como: a elaboração/refinamento e a quantificação de formulários que levantam os motivos da saída dos estudantes; apoio acadêmico, principalmente, aos ingressantes e aos formandos; acompanhamento dos discentes com matrículas trancadas e maior presença das IES em instituições de ensino médio e em espaços públicos.
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