Educação Matemática Inclusiva: Tecnologia Assistiva e Softwares para a Acessibilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.556

Palavras-chave:

tecnologia assistiva, Acessibilidade, softwares, educação matemática, Inclusão

Resumo

O artigo aborda a integração da tecnologia assistiva com softwares especializados na ampliação das possibilidades de aprendizado matemático inclusivo como viabilidade para participação e envolvimento dos estudantes com necessidades educacionais específicas no processo de aprendizagem. A pesquisa tem como objetivo discutir impactos que a tecnologia assistiva e a acessibilidade, utilizando os softwares, podem oferecer ao processo de aprendizagem no âmbito da matemática inclusiva. Adota abordagens da pesquisa qualitativa do tipo descritiva, centrando-se na análise de conteúdo, constituindo em estudo teórico.  Os resultados indicaram a combinação de tecnologia assistiva, softwares e abordagens pedagógicas inclusivas pode promover uma Educação Matemática mais equitativa e enriquecedora.

Biografia do Autor

Juliana Alves Lopes dos Santos, SEEDF

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília – PPGE/UnB - Especialista em Pedagogia Social e Elaboração de Projetos, Gestão, Orientação Educacional e Psicopedagogia. Professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. E-mail: [email protected]

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília

Realizou Pós-Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ, 2020). Possui Doutorado em Educação Matemática pela PUCSP (2012), com Estágio Doutoral na Universidade do Minho (Portugal); Mestrado em Educação pela UCB (2005); Pós-Graduação em Ensino da Matemática pela UNICLAR (2000); Licenciatura em Ciências pela UEG (1996); Licenciatura em Matemática pela UNOESTE/SP (1999) e Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Superior Fátima/DF (2013). É Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, participante da Faculdade de Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas, onde é Chefe de Departamento pelo terceiro mandato; está vinculado aos Cursos de Educação (Licenciaturas) e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis de Mestrado e Doutorado, do Programa de Educação (PPGE), onde desenvolve pesquisas assentadas na Linha Educação em Ciências e Matemática, relacionadas à Educação Matemática; à Matemática e à Educação. Desde 2022, é Tutor do Programa de Educação Tutorial de Educação do MEC junto à FE/UnB - PET-Edu. É Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, Modalidade Profissional - PPGE/UnB-MP. Tem pesquisa, ensino e extensão associada a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática Exclusiva, da Etnomatemática e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática; epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo, sobretudo no plano das didáticas específicas de Educação Matemática, Matemática e Educação Matemática Inclusiva. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM". Secretário Geral da SBEM Nacional (2019 - 2022). Membro da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática SBEM-Nacional, onde ocupa o cargo de Primeiro Secretário e compõe a Comissão Editorial Nacional, tendo coordenado os Editais de e-books da SBEM de 2020 e 2021. É, também, consultor e avaliador Ad Hoc do INEP/MEC/SINAES e avaliador Ad Hoc de revistas na área de Educação Matemática e Educação. E-mail: [email protected]

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Publicado

2024-08-05

Como Citar

Santos, J. A. L. dos, & Eustáquio Moreira, G. (2024). Educação Matemática Inclusiva: Tecnologia Assistiva e Softwares para a Acessibilidade. Cadernos Cajuína, 9(4), e249419. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.556

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares