Educação superior sob a lógica do capital e a formação em Serviço Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.567

Palavras-chave:

Educação, Serviço Social, Capitalismo dependente, Neoliberalismo

Resumo

Objetiva-se compreender as tendências contemporâneas da educação superior do país e suas repercussões na formação em Serviço Social, a partir de análise da formação sócio-histórica brasileira e do capitalismo dependente na América Latina. Trata-se de discussão teórica e bibliográfica, fundamentado em autores de base marxista, à luz do método dialético crítico. Para tal, discute-se sobre: o capitalismo dependente, Estado e educação; o neoliberalismo e a educação superior no Brasil; e a direção do Serviço Social e das tendências da formação em tempo de conservadorismo. Nota-se a predominância de instituições privadas, com fins lucrativos, na oferta de cursos de Serviço Social no Brasil, seguindo as tendências ditadas por países dominantes, em detrimento do ensino público, gratuito, presencial e de qualidade para a classe trabalhadora. Além disso, tem-se um crescimento acelerado do ensino a distância, descolado de uma formação que contemple o ensino, a pesquisa e a extensão, conforme está previsto nas diretrizes curriculares de 1996 e defende as entidades representativas da profissão.

Biografia do Autor

Mariana Rocha Menezes, UFPI

Assistente Social, especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde Mental. Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (PPGPP-UFPI). Atuação na saúde entre 2021-2023. E-mail: [email protected]

Sofia Laurentino Barbosa Pereira, UFPI

Professora da Universidade Federal do Piauí, em regime de Dedicação Exclusiva, vinculada ao Departamento de Serviço Social e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. Assistente Social (CRESS/PI n 2172/22 região), Mestre e Doutora em Políticas Públicas (UFPI). Estágio Pós-Doutoral em andamento no Programa de estudos Pós-Graduados em Serviço Social na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Coordenadora/ líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Políticas Públicas, Serviço Social e Saúde Mental (UFPI/CNPq). E-mail: [email protected]

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Publicado

2024-08-06

Como Citar

Menezes, M. R., & Pereira, S. L. B. (2024). Educação superior sob a lógica do capital e a formação em Serviço Social. Cadernos Cajuína, 9(4), e249420. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.567

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares