Educação superior sob a lógica do capital e a formação em Serviço Social
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.567Palavras-chave:
Educação, Serviço Social, Capitalismo dependente, NeoliberalismoResumo
Objetiva-se compreender as tendências contemporâneas da educação superior do país e suas repercussões na formação em Serviço Social, a partir de análise da formação sócio-histórica brasileira e do capitalismo dependente na América Latina. Trata-se de discussão teórica e bibliográfica, fundamentado em autores de base marxista, à luz do método dialético crítico. Para tal, discute-se sobre: o capitalismo dependente, Estado e educação; o neoliberalismo e a educação superior no Brasil; e a direção do Serviço Social e das tendências da formação em tempo de conservadorismo. Nota-se a predominância de instituições privadas, com fins lucrativos, na oferta de cursos de Serviço Social no Brasil, seguindo as tendências ditadas por países dominantes, em detrimento do ensino público, gratuito, presencial e de qualidade para a classe trabalhadora. Além disso, tem-se um crescimento acelerado do ensino a distância, descolado de uma formação que contemple o ensino, a pesquisa e a extensão, conforme está previsto nas diretrizes curriculares de 1996 e defende as entidades representativas da profissão.
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