Contribuições das Filosofias Afro-Brasileiras para o Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.568Palavras-chave:
Filosofias, Afro-brasileira, Afro-brasileira. CulturaisResumo
Este trabalho sugere contribuições específicas das pluralidades das filosofias afro-brasileiras para o Ensino Médio. São oportunas às possibilidades de ampliações curriculares com inter-relações e diálogos que contribuem para construções filosóficas comprometidas com às refutações das diversas formas de preconceitos, através dos reconhecimentos e do respeito às pluralidades de pensamentos e de culturas que constituem imprescindivelmente e essencialmente os nossos quadros culturais. A metodologia utilizada foi à revisão literária, analisando essencialmente os conteúdos do “Currículo do Piauí – Novo Ensino Médio” e do livro didático, utilizado nas escolas do Estado do Piauí. Concluímos que aberturas curriculares para novas perspectivas filosóficas, que incluem às filosofias afro-brasileiras no Ensino Médio, agregam valores pertinentes aos entrelaçamentos das culturas e dos costumes de matrizes constituintes ou não, das nossas culturas e dos nossos contextos sociais.
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