Produção Escrita Significativa e Formação de Professores em Contexto Interculturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.570

Palavras-chave:

Produção escrita significativa, Currículo, Formação de professores

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre as práticas escolares de produção escrita instituídas na escola e provoca a pensar sobre outras possibilidades de produção considerando a diversidade dos sujeitos que  constituem  o contexto  escolar, seus  saberes  e o  direito  de dizer a sua palavra. O método utilizado para pesquisa foi a revisão bibliográfica a partir dos conceitos de escrita significativa (Freire, 1981; Bakhtin, 2010; Geraldi, 1999, 2010, 2013 ), formação de professores (Vasconcelos, 2016; Felipe 2020) e interculturalidade (Candau, 2012). A produção escrita significativa exige liberdade responsável para elaboração de currículos e formação de professores que tenha em pauta a interculturalidade. Os resultados da revisão consideram   que a   escola seja um lugar que acolha, entenda e valorize cada sujeito em suas singularidades culturais, entre tantas outras particularidades, com objetivo principal da permanência dos estudantes e oferte uma educação que faça sentido e tenha significado para o educando.

Biografia do Autor

Roseli Gonoring Hehr, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFES. Graduada em Pedagogia pela UFES e Licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina. Membro do Grupo de Pesquisa(CNPq) Culturas, Parcerias e Educação do Campo. Professora dos anos iniciais e finais da Prefeitura de Vitória- ES.  E-mail: [email protected]

Erineu Foerste, UFES

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2002 (PUC-Rio) e pós-doutorado na Erziehungswissenschaftliche Fakultät da Universtät-Siegen em 2011 na Alemanha (Unisiegen) e no Institutfür Romanistik da Justus Liebig Universität-Gieen em 2019 na Alemanha (UNI-Gieen). É professor associado de Tempo de Dedicação Exclusiva da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Fundou e lidera o Grupo de Pesquisa (CNPq) Culturas, Parcerias e Educação do Campo. E-mail: [email protected]

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Publicado

2024-08-12

Como Citar

Gonoring Hehr, R., & Foerste, E. (2024). Produção Escrita Significativa e Formação de Professores em Contexto Interculturais. Cadernos Cajuína, 9(4), e249427. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.570

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares