A Música de Luiz Gonzaga como uma ferramenta de Ensino em Geografia: Uma Proposta Didática sobre o sertão nordestino

Autores

  • João Paulo Carneiro dos Reis UFG
  • Valéria Cristina Pereira da Silva UFG

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.580

Palavras-chave:

Sertão Nordestino, Música, Ensino e aprendizagem

Resumo

Essa pesquisa tem como justificativa a importância de trabalhar com as letras das músicas em sala de aula com os alunos. Onde o professor possa levar os mesmos a refletirem sobre diferentes conceitos e circunstâncias e categorias geográficas presentes nas letras, o intuito da pesquisa é promoção de um debate sobre a música como uma ferramenta de aprendizagem no ensino de geografia. Em relação ao objetivo geral dessa pesquisa é refletir a música enquanto uma ferramenta de ensino e aprendizagem no ensino de geografia. os objetivos específicos são; entender como pode se tornar atrativo a utilização da música enquanto metodologia de ensino em geografia e destacar o papel do educador frente uso da música na promoção da aprendizagem no ensino e aprendizagem em geografia e verificar por meio das músicas de Luiz Gonzaga do Nascimento a imagem do sertão nordestino. A metodologia desta pesquisa será por meio de uma revisão bibliográfica e musigrafia de Luiz Gonzaga do Nascimento relacionada aos conceitos do sertão nordestino e de espaço vivido. Por fim, este artigo parte de uma reflexão teórica sobre a música como ferramenta de aprendizagem no ensino de geografia a partir de uma perspectiva humanística um olhar sobre o sertão nordestino nas músicas de Luiz Gonzaga do Nascimento. A proposta pedagógica didática tem como objetivo ser aplicada nas aulas de geografia, e por tanto, apresentar uma série de questionamentos aos estudantes sobre a letras da música e espaço vivido e perfil sertanejo presente nela.

Biografia do Autor

João Paulo Carneiro dos Reis, UFG

Licenciado em Geografia Pela Universidade Estadual de Goiás e Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás – 2024. E-mail: [email protected]

Valéria Cristina Pereira da Silva, UFG

Professora associada III da Universidade Federal de Goiás-UFG. Pós-Doutora em Cinema e Cidade pela Sorbonne Université - Paris 3 (2023) e em Geografia e Literatura pela Universidade Nova de Lisboa (2019), Doutora (2008), Mestre (2002) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista-UNESP-Presidente Prudente-SP e graduada (1999) em Geografia pela mesma instituição. E-mail: [email protected]

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Publicado

2024-08-23

Como Citar

Reis, J. P. C. dos, & Silva, V. C. P. da. (2024). A Música de Luiz Gonzaga como uma ferramenta de Ensino em Geografia: Uma Proposta Didática sobre o sertão nordestino. Cadernos Cajuína, 9(4), e249435. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.580

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares