A Música de Luiz Gonzaga como uma ferramenta de Ensino em Geografia: Uma Proposta Didática sobre o sertão nordestino
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.580Palavras-chave:
Sertão Nordestino, Música, Ensino e aprendizagemResumo
Essa pesquisa tem como justificativa a importância de trabalhar com as letras das músicas em sala de aula com os alunos. Onde o professor possa levar os mesmos a refletirem sobre diferentes conceitos e circunstâncias e categorias geográficas presentes nas letras, o intuito da pesquisa é promoção de um debate sobre a música como uma ferramenta de aprendizagem no ensino de geografia. Em relação ao objetivo geral dessa pesquisa é refletir a música enquanto uma ferramenta de ensino e aprendizagem no ensino de geografia. os objetivos específicos são; entender como pode se tornar atrativo a utilização da música enquanto metodologia de ensino em geografia e destacar o papel do educador frente uso da música na promoção da aprendizagem no ensino e aprendizagem em geografia e verificar por meio das músicas de Luiz Gonzaga do Nascimento a imagem do sertão nordestino. A metodologia desta pesquisa será por meio de uma revisão bibliográfica e musigrafia de Luiz Gonzaga do Nascimento relacionada aos conceitos do sertão nordestino e de espaço vivido. Por fim, este artigo parte de uma reflexão teórica sobre a música como ferramenta de aprendizagem no ensino de geografia a partir de uma perspectiva humanística um olhar sobre o sertão nordestino nas músicas de Luiz Gonzaga do Nascimento. A proposta pedagógica didática tem como objetivo ser aplicada nas aulas de geografia, e por tanto, apresentar uma série de questionamentos aos estudantes sobre a letras da música e espaço vivido e perfil sertanejo presente nela.
Referências
BRASIL, Ministério da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1997.
CARNEIRO, Gabriel dos Santos, MORAIS, Rachel Tavares de, A música como estratégia pedagógica para a o ensino de língua portuguesa, Cadernos Cajuína, v.9 n.1, ano 2024. Disponível em: https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.187 Acesso em 21 de Ago de 2024.
CAVALCANTI, L. S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Editora Alternativa, 2002.
CAVALCANTI, L. S. Geografia: Escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998
FERNANDES, Gauco, V. “Reterriorialização” da cultura sertaneja em Luiz Gonzaga, cadernos de cultura e Ciência, v.3 n.1, 2009.
GONZAGA, Luiz, Letras de músicas, Disponível em: www.letras.mus.br/luiz-gonzaga/. Acesso em 2 de Dez de 2023.
FUINI, Lucas Labigalini, SANTOS, Juliana Lopes dos, DAMIÂO, Camilla Andréa, OLIVEIRA, Patrícia, de, RIOS, Gabriel, a música como instrumento para o ensino de geografia e seus conceitos fundamentais: pensando em propostas para o trabalho em sala de aula. Para Onde!?, Volume 6, Número 2, p. 206-216, jul./dez. 2012Instituto de Geociências, Programa de Pós¬ Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.
PANITZ, Lucas Manassi, Por uma Geografia da Música: O espaço Geográfico da música popular platina. Dissertação apresentada como requisito para obtenção do titulo de Mestre em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Geociências. 2010, Porto Alegre.
PEREIRA, Carolina Machado Rocha Busch, CARLOTO, Denis Ricardo, VIANA, Rodney Haulien Oliveira, SERPA, Ana Andreza Araújo. Ensino de Geografia e Música: Possibilidades para o ensino fundamental. Cadernos Cajuína, V.9 n.3 Ano 2024. Disponível em: https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.368. Acesso em 22 de Ago 2024.
PEREIRA, Suellen Silva. A música no ensino de geografia: abordagem lúdica do semiárido nordestino – uma proposta didática pedagógica. Geografia Ensino & Pesquisa, vol. 16, n. 3, set./ dez. 2012.
VELLOSO, Telma Oliveira Soares, A música no ensino de Geografia: uma ferramenta de ensino e aprendizagem, Revista ponto de vista, n 9 vol 3, 2020.
VIANA, A. M. A música como recurso didático em Geografia: Uma abordagem da Geografia no cotidiano. In REGO, N.; SUERTEGARAY, D. M. A.; HEIDRICH, A., Geografia e Educação: Geração de ambiências. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2000.
UELLER, Fernando Henrique da Silva, A música como recurso didático no ensino de geografia e sua aplicabilidade. Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista na Pós Graduação em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino – Pólo UAB do Município de Paranavaí Modalidade de Ensino a Distância, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Câmpus Medianeira.2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 CC-BY-NC-ND
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Informações:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Nenhuma taxa ou contribuição será solicitada aos autores. A revista não cobra nenhum tipo de valor nem a seus autores, nem a seus leitores. Nossa política é de incentivo ao compartilhamento público e livre do conhecimento.