Cuidados Paliativos no Ensino Médico: Integrando a Abordagem Humanizada na Formação Médica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.585

Palavras-chave:

Cuidados paliativos, educação médica, formação profissional, currículo, ensino

Resumo

O ensino dos cuidados paliativos nos cursos de medicina brasileiros é muito incipiente, segundo o que se depreende pela observação das práticas dos profissionais formados, pelo cotidiano das instituições de ensino e conforme os resultados de várias pesquisas realizadas. A falta de uma legislação a respeito e a ausência de políticas públicas que sustentem o desenvolvimento desse campo sempre foram as principais justificativas apresentadas para essa realidade. Nos últimos anos ocorreram avanços legislativos significativos na área, como a inclusão do tema nas Diretrizes Curriculares Nacionais em 2022 e a publicação da Política Nacional de Cuidados Paliativos em 2024. Esses passos foram importantes, mas não suficientes. A partir desse contexto, propõe-se um ensaio reflexivo metodológico para pensar a respeito dos esforços a fim de ampliar o ensino de cuidados paliativos nas universidades, além de apontar os obstáculos enfrentados, como resistências institucionais e a escassez de profissionais capacitados. A partir dessas discussões, o ensaio propõe um conjunto de competências que os estudantes de medicina devem desenvolver durante o curso para estarem aptos a atuar nos níveis básicos e gerais dos Cuidados Paliativos. O desafio é grande e depende de estratégias bem definidas, articulação de planejamento e flexibilidade curricular para que essas mudanças possam ocorrer. Este ensaio visa contribuir para o alinhamento das práticas do ensino médico com as novas disposições legais existentes, sempre com foco na formação de médicos mais bem preparados para lidar com as complexidades do final da vida.

 

Biografia do Autor

Karoline Batisti Riato Navarro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu Ensino nas Ciências da Saúde pela Faculdade Pequeno Príncipe.  E-mail: [email protected]

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Isabella Moraes Rocha

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu Ensino nas Ciências da Saúde pela Faculdade Pequeno Príncipe. E-mail: [email protected]

Emile Fernandes Spinassi Teixeira

3Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde. E-mail: [email protected]

Newton Carvalhal Santos Junior

Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde. E-mail: [email protected]

Roberto Zonato Esteves

Doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo. E-mail: [email protected]

Marcio José de Almeida

Doutor em Saúde Pública. E-mail: [email protected]

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Publicado

2024-08-28

Como Citar

Navarro, K. B. R., Rocha, I. M., Teixeira, E. F. S., Santos Junior, N. C., Esteves, R. Z., & Almeida, M. J. de. (2024). Cuidados Paliativos no Ensino Médico: Integrando a Abordagem Humanizada na Formação Médica. Cadernos Cajuína, 9(4), e249437. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.585

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares