Políticas públicas de avaliação em larga escala e alunos público-alvo da Educação Especial: alguns apontamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.591

Palavras-chave:

políticas públicas, avaliação em larga escala, Educação Especial, SAETHE, processos de ensino e aprendizagem

Resumo

A discussão apresentada neste texto enfoca a correlação entre políticas públicas de avaliação em larga escala e o contexto de ensino e aprendizagem do aluno público-alvo da Educação Especial. Conforme o subtítulo, o texto traz alguns apontamentos que buscam alcançar o objetivo de analisar as políticas públicas de avaliação em larga escala com um olhar para o aluno público-alvo da Educação Especial, com foco em seus desdobramentos e lugares no Sistema de Avaliação Educacional de Teresina (SAETHE). O estudo assume uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, utilizando-se dos procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica e documental. Nessa construção, teoricamente, recorreu-se a autores, como: Grego (2013a, 2013b), Haydt (2008), Lima (2012), Luckesi (2011), Perrenoud (2001), Mantoan (2003), Sousa e Ferreira (2019), Vitorino e Grego (2016); além da leitura de documentos em nível nacional, estadual e municipal, que regem as ações que ajudam a mapear o contexto das políticas públicas de avaliação em larga escala com foco no estudante público-alvo da Educação Especial no âmbito do SAETHE. Os resultados apontam que o lugar do aluno público-alvo da Educação Especial nas políticas de avaliação em larga escala instituída no SAETHE, ainda apresenta necessidade estruturais na formulação, na aplicação e na utilização dos resultados decorrentes das avalições, a fim de que os avanços legais e curriculares possam ser efetivados nas práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Vanusa Gomes Soares, UFPI

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). E-mail: [email protected]

Francisco Renato Lima, UNICAMP / UEMA

Doutorando em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Letras - Estudos da Linguagem (UFPI). Professor Auxiliar (Substituto) na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Professor Assistente (substituto) na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). E-mail: [email protected]

Luísa Xavier de Oliveira, UFPI

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Associada da Universidade Federal do Piauí (UFPI), atuando na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). E-mail: [email protected]

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Publicado

2024-08-28

Como Citar

Soares, V. G., Lima, F. R., & Oliveira, L. X. de. (2024). Políticas públicas de avaliação em larga escala e alunos público-alvo da Educação Especial: alguns apontamentos. Cadernos Cajuína, 9(4), e249439. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.591

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares