Políticas públicas de avaliação em larga escala e alunos público-alvo da Educação Especial: alguns apontamentos
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.591Palavras-chave:
políticas públicas, avaliação em larga escala, Educação Especial, SAETHE, processos de ensino e aprendizagemResumo
A discussão apresentada neste texto enfoca a correlação entre políticas públicas de avaliação em larga escala e o contexto de ensino e aprendizagem do aluno público-alvo da Educação Especial. Conforme o subtítulo, o texto traz alguns apontamentos que buscam alcançar o objetivo de analisar as políticas públicas de avaliação em larga escala com um olhar para o aluno público-alvo da Educação Especial, com foco em seus desdobramentos e lugares no Sistema de Avaliação Educacional de Teresina (SAETHE). O estudo assume uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, utilizando-se dos procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica e documental. Nessa construção, teoricamente, recorreu-se a autores, como: Grego (2013a, 2013b), Haydt (2008), Lima (2012), Luckesi (2011), Perrenoud (2001), Mantoan (2003), Sousa e Ferreira (2019), Vitorino e Grego (2016); além da leitura de documentos em nível nacional, estadual e municipal, que regem as ações que ajudam a mapear o contexto das políticas públicas de avaliação em larga escala com foco no estudante público-alvo da Educação Especial no âmbito do SAETHE. Os resultados apontam que o lugar do aluno público-alvo da Educação Especial nas políticas de avaliação em larga escala instituída no SAETHE, ainda apresenta necessidade estruturais na formulação, na aplicação e na utilização dos resultados decorrentes das avalições, a fim de que os avanços legais e curriculares possam ser efetivados nas práticas pedagógicas.
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