Benevides Recicla: Ferramenta de Educação Ambiental, Conscientização e Preservação da Biodiversidade Amazônica – Um Estudo de Caso

Autores

  • Ana Carolina Freitas Ribeiro UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
  • Danielle Pereira da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.613

Palavras-chave:

Reciclagem. Preservação. Amazônia. Estado do Pará.

Resumo

 

A Amazônia com sua incomparável riqueza em biodiversidade, abriga uma vasta gama de espécies vegetais, animais e micro-organismos, crucial para o equilíbrio ambiental global. No entanto, enfrenta sérios desafios, tais como: o desmatamento, a exploração ilegal de recursos naturais e a degradação ambiental. O objetivo deste estudo é investigar o papel da Educação Ambiental como ferramenta na conscientização e preservação da biodiversidade amazônica no estado do Pará, mapeando as iniciativas de educação ambiental no estado, identificando suas características, abrangência e impactos. Nesse sentido, a coleta de dados realizada entre maio a julho de 2024, constitui-se em um estudo de caso do “Programa Benevides Recicla”. Diante disso, os desafios e oportunidades identificados para a educação ambiental na Amazônia, programas como o "Benevides Recicla" não apenas oferecem soluções práticas para a gestão sustentável dos recursos naturais, mas também inspiram outras iniciativas a adotarem estratégias semelhantes, promovendo uma coexistência harmoniosa entre desenvolvimento humano e conservação ambiental na região.

 

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Publicado

2024-09-16

Como Citar

Ribeiro, A. C. F., & Costa, D. P. da. (2024). Benevides Recicla: Ferramenta de Educação Ambiental, Conscientização e Preservação da Biodiversidade Amazônica – Um Estudo de Caso. Cadernos Cajuína, 9(4), e249441. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.613

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares