Discurso e Autoria: Caminhos da Produção Textual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.628

Palavras-chave:

Leitor, Sujeito, Autor, Autoria

Resumo

O presente trabalho discute a integração da leitura e da escrita nos processos de ensino-aprendizagem dentro do ambiente escolar. No entanto, a fragmentação dessas práticas, provocada pela adoção de atividades mecânicas em sala de aula, tem dificultado o desenvolvimento das competências leitoras e escritoras dos alunos em diferentes etapas do ensino. A proposta desta pesquisa é analisar como o aluno constrói discursivamente seu texto, investigando de que forma ele se posiciona por meio de elementos linguísticos que o identificam como sujeito-autor em sua escrita, na construção de um "dizer". Partimos da premissa de que o sujeito enunciador, movido pela necessidade de se manifestar discursivamente, expressa espontaneamente uma capacidade autoral, que se relaciona diretamente com a experiência de leitura e escrita adquirida ao longo de sua trajetória escolar. Nossa base teórica inclui os estudos de Carvalho (2013), que enfatiza a leitura e a escrita como práticas interativas e compreensivas; Tfouni (2008), que associa a autoria à interpretação dêitica; e Possenti (2009), que avalia o texto sob uma perspectiva discursiva, definindo autoria como a singularidade expressa pelo sujeito em seu discurso. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa-interpretativa, com foco na análise de categorias discursivas em produções textuais de alunos do nono ano, a partir das quais são construídas nossas considerações sobre o tema. Os resultados indicam que a marcação discursiva do aluno está associada a uma prática constante de produção de textos em diferentes gêneros, vinculados à sua vivência como sujeito portador de um "dizer" próprio.

Biografia do Autor

Margareth Valdivino da Luz Carvalho

Mestre e doutoranda em Letras da Universidade Federal do Piuí – UFPI. E-mail: [email protected]

 

Marli Ferreira de Carvalho Damasceno

Mestre e doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Piauí. Docente do Instituto Federal do Piauí. Orcid: 0000-0001-8308-4390. E-mail: [email protected]

Maria Angélica Freire de Carvalho

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas com pós-doutorado em educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Piauí - UFPI. E-mail: [email protected]

Referências

ALVES, Filho. Autoria nas colunas de opinião assinadas da Folha S. Paulo - Campinas, SP: [s.n.], 2005.

AUTHIER-REVUZ, J. Heterogeneidade mostrada e heterogeneidade constitutiva: elementos para uma abordagem do outro no discurso. In: ______. Entre a transparência e a opacidade: um estudo enunciativo do sentido. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 11-80.

BAKHTIN, Mikhail Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BEAUGRANDE, Robert-Alain de, DRESSLER, Wolfgang U. Introduction to text linguistics. Londres, Longman, 1981.

BENTES, Anna Christina; LEITE, Marli Quadros (org.). Linguística de texto e análise da conversação: panorama das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Língua Portuguesa. Brasília: MECSEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARVALHO, Maria Angélica Freire de. Os gêneros do discurso e o texto escrito na sala de aula: uma contribuição ao ensino. In: Cadernos do VI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, Rio de Janeiro, 2002.

FOUCAULT, M. O Que é um Autor? Tradução: Inês Autran Dourado Barbosa. 1969. In: ______. Ditos e Escritos, III: Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001. p. 264-298.

GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.

LAGAZZI-RODRIGUES, Suzi. Texto e autoria. In: Introdução às ciências da linguagem – Discurso e textualidade. Suzy Lagazzi-Rodrigues e Eni P. Orlandi (orgs.) – Pontes Editores, 2010 – 2ª Edição: Campinas, SP.

MAINGUENEAU, D. Discurso literário. São Paulo: Contexto, 2012.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e Texto: formação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.

POSSENTI, Sírio. Indícios de autoria. In: Perspectiva, Florianópolis, v. 20, n; 01, p. 105-124, jan./ jun. 2002.

POSSENTI, Sírio. Notas sobre a questão da autoria. Revista Matraga, v.20. n. 32. Rio de Janeiro, 2013.

TFOUNI, L. V. Autoria e contenção da deriva. In Múltiplas faces da autoria: análise do discurso, psicanálise, literatura, modernidade e enunciação. Ijuí: Editora Unijuí, 2008.

Downloads

Publicado

2024-09-14

Como Citar

Carvalho, M. V. da L., Damasceno, M. F. de C., & Carvalho, M. A. F. de. (2024). Discurso e Autoria: Caminhos da Produção Textual. Cadernos Cajuína, 9(3), e249347. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.628

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares