OS DETERMINANTES LEGAIS NA PEÇA O MERCADOR DE VENEZA DE SHAKESPEARE

REFLEXÕES PARA O ENSINO JURÍDICO CRÍTICO-EMANCIPATÓRIO

Autores

Palavras-chave:

Determinantes legais, Fenômeno e essência, Realidade jurídica, Materialismo histórico-dialético

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os principais determinantes legais presentes na peça shakespeariana O mercador de Veneza, a fim de identificar suas implicações em relação aos aspectos relativos ao contrato, ao exercício da advocacia e ao abuso de direito, podendo, assim, tecer considerações sobre a contextualização dos determinantes com a realidade jurídica brasileira contemporânea, promovendo reflexões para o ensino jurídico crítico-emancipatório. Para tanto, a metodologia consiste na pesquisa de tipo descritiva, com tratamento de dados qualitativos, de abordagem crítico-dialética, tendo como parâmetro as categorias dialéticas fenômeno e essência e estas são compreendidas como interligadas à realidade concreta. Ao término do artigo contatou-se por meio das categorias fenômeno e essência e acerca das determinações legais presentes na peça a possibilidade de problematização da realidade jurídica contemporânea e do ensino jurídico nacional na consecução de uma profunda, crítica e reflexiva humanização do sujeito e do jurista.

Biografia do Autor

Adriana Regina de Jesus, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordenadora do Programa de stricto sensu da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu-UEL). Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Líder do grupo estudo e pesquisa cadastrado no CNPq: Curriculo, Formação e Trabalho Docente.

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina

Possui Graduação em Letras pela UEM, Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Doutorado em Letras na UEL(2008) e Pós-Doutorado em Educação pela UNESP de Marília - SP (2016). Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura e Educação. leitura, ato de ler, ensino e aprendizagem, literatura, planejamento e teorias pedagógicas. O Doutorado em Letras na UEL foi centrado nos Estudos Literários, Linha de Pesquisa Cânones, Idéias e Lugares. É líder do Grupo de Pesquisa Leitura e Educação: práticas pedagógicas na perspectiva da Pedagogia HIstórico-Crítica. Faz parte do Grupo de Pesquisa PROLEAO - Processos de leitura e Escrita: apropriação e objetivação da UNESP - Campus Marília - SP e do projeto PROCAD 2014. Foi professora QPM de Língua Portuguesa até 2010 e PDE- 2007. É professora adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina - UEL, na área de Didática e professora da Programa de Pós-Graduação em Educação - UEL. É coordenadora do Projeto OBEDUC: A práxis pedagógica: concretizando possibilidades para a prática pedagógica na Universidade Estadual de Londrina e bolsista OBEDUC e coordenadora do projeto A leitura e a sua relação conteúdo, forma e destinatário na Educação Básica.

Referências

AGUIAR, Roberto A. R. Habilidades: ensino jurídico e contemporaneidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n° 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406compilada.htm. Acesso em: 29 abr. 2021.

BRYSON, Bill. Shakespeare: o mundo é o palco. Tradução de José Rubens Siqueira. Companhia das letras: São Paulo, 2008.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 10. ed. São Paulo: Ouro sobre azul, 2008.

CHEPTULIN, Alexandre. A dialética materialista: categorias e leis da dialética. São: Editora Alfa - Omega, 1982.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação e contradição elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. São Paulo: Cortez Editora, 1985.

FERRAZ JUNIOR, Tercio Sampaio. Os dois corpos do rei: o jogo da legitimidade. In: ALQUÉRES, José Luiz; NEVES, José Roberto de Castro (Orgs.). Ele, Shakespeare, visto por nós, os advogados. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2017.

FERREIRA, Mariana de Athayde. O mercado de Veneza e a força obrigatória dos contratos. Monografia apresentada ao Departamento de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) para a obtenção do Título de Bacharel em Direito. 2017. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/33224/33224.PDF. Acesso em: 19 maio 2021.

FORGIONI, Paula A. Teoria geral dos contratos empresariais. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.

FRANCO, Sandra Aparecida Pires et al. Leitura e educação: determinações educacionais e a categoria particularidade em O Filho Maldito de Balzac. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v. 14, n. 36, p. 237-251 jan./abr. 2019. Disponível em: http://www.utp.br/cadernos_de_pesquisa/. Acesso em: 30 abr. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 74. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.

GALVÃO, Rosangela Miola; FRANCO, Sandra Aparecida Pires. A leitura literária dos determinantes presentes na obra Metamorfose de Kafka. Argumentos Pró-Educação, Pouso Alegre, v. 4, n. 12, p. 1240-1265, set.-dez., 2019. https://doi.org/10.24280/ape.v4i12.449. Disponível em: http://ojs.univas.edu.br/index.php/argumentosproeducacao/article/view/449. Acesso em: 30 abr. 2021.

GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: Transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 80, p. 115-147, mar. 2008. Disponível em: https://journals.openedition.org/rccs/697. Acesso em: 12 jan. 2021.

HELIODORA, Bárbara. Por que ler Shakespeare? São Paulo: Globo, 2008.

KEETON, George Williams. Shakespeare and his legal problems. London: A $ C. Black, 1930.

MARTINEZ, Sergio Rodrigo. Manual de educação jurídica. Curitiba: Juruá, 2008.

MARTINS, L. M. A internalização de signos como intermediação entre a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 44-57, 2015.

MARX, Karl. Manuscritos econômicos-filosóficos e outros textos escolhidos. Seleção de textos de José Arthur Giannotti. Traduções de José Carlos Bruni et al. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

MARX, Karl. Para a crítica da economia política. Salário, preço e lucro. O rendimento e suas fontes. São Paulo: Abril Cultural, 1982

MEDEIROS, Fernando Carlos de Almeida Cunha. Nota do tradutor. In: SHAKESPEARE, William. O Mercador de Veneza. Trad. F. Carlos de Almeida Cunha Medeiros e Oscar Mendes. 2. ed. São Paulo: Martin Claret, 2013.

MELLO, Reynaldo Irapuã Camargo. Ensino jurídico: formação e trabalho docente. Curitiba: Juruá, 2007.

MONTENEGRO, Fernanda. Breves anotações de bastidores. In: ALQUÉRES, José Luiz; NEVES, José Roberto de Castro (Orgs.). O mundo é um palco: Shakespeare 400 anos – um olhar brasileiro. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2016.

NEVES, José Roberto de Castro. Medida por medida: o direito em Shakespeare. 5. ed. ver. e ampl. Rio de janeiro: Edições de Janeiro, 2016.

OLIVEIRA, Mara Regina de. Shakespeare e o direito. Rio de Janeiro: Forense, 2015.

SHAKESPEARE, William. O Mercador de Veneza. Trad. F. Carlos de Almeida Cunha Medeiros e Oscar Mendes. 2. ed. São Paulo: Martin Claret, 2013.

THORNBURY, Walter. The Fleet Prison. In: Old and New London: vol. 2 (London, 1878), pp. 404-416. British History Online. Disponível em: http://www.british-history.ac.uk/old-new-london/vol2/pp404-416. Acesso em: 19 maio 2021.

VESENTINI, J. W. Realidades e perspectivas do ensino de Geografia no Brasil. In: VESENTINI, J. W. (org.). O ensino de geografia no século XXI. Campinas: Papirus, 2004.

WOLKMER, Antonio Carlos. História do direito no Brasil. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2015.

YOSHINO, Kenji. Mil vezes mais justo: o que as peças de Shakespeare nos ensinam sobre a justiça. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

Downloads

Publicado

2023-04-04

Como Citar

Tiroli, L. G., de Jesus, A. R., & Pires Franco, S. A. (2023). OS DETERMINANTES LEGAIS NA PEÇA O MERCADOR DE VENEZA DE SHAKESPEARE: REFLEXÕES PARA O ENSINO JURÍDICO CRÍTICO-EMANCIPATÓRIO. Cadernos Cajuína, 8(1), e238112. Recuperado de http://v3.cadernoscajuina.pro.br/index.php/revista/article/view/65

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares