AS LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTANA-AP

UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Adriano Faculdade Madre Tereza (FAMAT)
  • Erinaldo Faculdade Madre Tereza (FAMAT)
  • Marcela Faculdade Madre Tereza (FAMAT)
  • Alisson Vieira Costa Universidade Federal do Amapá -UNIFAP

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv8i3.67

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino, Lutas

Resumo

O ensino das lutas nas aulas de Educação Física escolar tem sido carregado de desafios, devido à prática das mesmas serem associadas ao sinônimo de violência por grande parte da sociedade. O objetivo desta pesquisa foi estudar a possibilidade do ensino das lutas em uma escola do município de Santana, no extremo norte do Brasil. Realizou-se um estudo de caso com um professor de educação física, da rede pública de ensino estadual. Utilizou-se como instrumento para a coleta de dados um questionário de perguntas mistas. Os resultados indicam que: há ausência de aulas com o conteúdo lutas no planejamento docente; ainda há um pensamento que as lutas geram violência; ausência de qualificação docente para ministrar tal conteúdo na realidade investigada. Conclui-se que as lutas ainda são pouco utilizadas nas aulas de educação física escolar na realidade pesquisada, especialmente pela falta de preparo, usurpação do sentido da luta para uma conduta violenta, falta de local adequado para as aulas e falta de formação continuada para lidar com a temática.

Biografia do Autor

Marcela, Faculdade Madre Tereza (FAMAT)

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

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Publicado

2023-12-26

Como Citar

Sousa Nunes, A., Carmo dos Santos, E., Silva Dias, M. F., & Vieira Costa, A. (2023). AS LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTANA-AP: UM ESTUDO DE CASO. Cadernos Cajuína, 8(3), e238302. https://doi.org/10.52641/cadcajv8i3.67

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares