Estética da Existência Estudantil e Atuação do Assistente Social no Âmbito Escolar

Autores

  • Dorgival Gonçalves Fernandes
  • Maria da Conceição Silva Félix

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcaj.v4i2.281

Palavras-chave:

Juventude estudantil, Assistente Social, Estética da existência, Michel Foucault

Resumo

No artigo objetivamos problematizar a questão da estética da existência juvenil e a atuação do/a assistente social no ambiente escolar. Teoricamente nos apoiamos no pensamento de Michel Foucault, principalmente nas noções de estética da existência, constituição do sujeito e governamentalidade. A base empírica constitui-se de dois documentos do CFESS (2012): “A inserção do Serviço Social na Política de Educação na perspectiva do Conjunto CFESS/CRESS: elementos históricos e desafios para a categoria profissional” e “Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação”. As análises demonstram que as possibilidades de atuação do assistente social em função da estética da existência estudantil são muitas e são potencializadas pelo Projeto Ético Político do Serviço Social.

 

Biografia do Autor

Dorgival Gonçalves Fernandes

Professor do Curso de Pedagogia da UFCG, Campus de Cajazeiras. Possui graduação em Pedagogia e mestrado em Educação pela UFPB, Doutorado em Educação pela UFSCar e Pós - doutorado em Educação pela USP. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Práticas Sociais e Linguagem - GIEPELPS.

Referências

ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira. Parecer sobre projetos de lei que dispõem sobre a inserção do Serviço Social na educação. Caderno Especial, n.26, 2005. Disponível em: http://www.assistentesocial.com.br/novosite/cadernos/cadespecial26.pdfAcesso em: junho/2018.

BRASIL, Glaucíria Mota. A Ética na profissão como estética da existência. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, v. 1, n.65, p. 166-171, 2001.CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL –CFESS. Subsídios para o debate sobre o Serviço Social na educação. Brasília: DF, 2011.

_________. Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação. Brasília, DF, 2012

__________. A inserção do Serviço Social na Política de Educação na perspectiva do Conjunto CFESS/CRESS:elementos históricos e desafios para a categoria profissional.SER Social, Brasília, v. 14, n. 30, jan./jun. 2012, p. 244-258.

FOUCAULT, Michel.Vigiar e Punir: Nascimento da prisão. Tradução de RaquelRamalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.

_______. O que é a crítica?Tradução de Gabriela L. Borges. In: Espaço Michel Foucault. 1990. Disponível em:http://michel-foucault.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/critica.pdf. Acesso em: 23 de novembro de 2014.

________. Ditos e escritos. Ética, sexualidade, política. MOTTA, Manoel Barros da (Org.). Tradução de Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004. v. 5.

_________. Sobre a genealogia da ética. Uma revisão do trabalho. In: RABINOW, Paul; DREYFUS, Hubert. Michel Foucault. Uma trajetória filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica.Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da Educação Brasileira. São Paulo: Cortez, 2006.

GRAMSCI, Antônio. Cadernos do Cárcere. Tradução Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.

MARTINS, Eliana Bolorino Canteiro. Educação e Serviço Social: elo para a construção da cidadania. 2007. Tese (Doutorado em Serviço Social). Faculdade de Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

ORTIZ, Fátima Grave. O Serviço Social no Brasil: os fundamentos de sua imagem social e da autoimagem de seus agentes. Rio de Janeiro: E-papers, 2010.

PERALVA, Angelina T. O jovem como modelo cultural. In: FÁVERO, Osmar et al (Orgs.) Juventude e contemporaneidade. Brasília: UNESCO, MEC, ANPED, 2007, p. 13-27.

PIGANATELLI, Frank. Que Posso Fazer? Foucault e a Questão da Liberdade e daAgência Docente. In: SILVA, Tomaz T. da (Orgº). O sujeito da educação: EstudosFoucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994.

PINHEIRO, Maria Esolina. Serviço Social, infância e juventude desvalidas. São Paulo: Cortez; Rio de Janeiro: Centro de Produção da UERJ, 1985.

SOUZA, Iris de Lima. SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: saberes e competências necessários no fazer profissional. 2008. Tese (Doutorado em Educação). Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

TEDESCO, Juan C. O Novo Pacto Educativo: educação, competitividade e cidadania nasociedade moderna. Tradução de Otacílio Nunes. São Paulo: Ática, 1998.VALEIRÃO. Kelin. Foucault y el maxismo. Cuestiones de filosofia. V. 3, n. 20, enero/junio, 2017.

Downloads

Publicado

2024-10-10

Como Citar

Fernandes, D. G., & Félix, M. da C. S. (2024). Estética da Existência Estudantil e Atuação do Assistente Social no Âmbito Escolar. Cadernos Cajuína, 4(2), 62–80. https://doi.org/10.52641/cadcaj.v4i2.281