ARQUITETURA BARROCO-MESTIÇA NO SERTÃO DO CEARÁ

A igreja de São Sebastião de José de Alencar

Autores

  • João Lucas Vieira Nogueira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv8i1.69

Palavras-chave:

Patrimônio, Cultura, Barroco, Mestiçagem, Arquitetura

Resumo

O patrimônio cultural edificado no Brasil, para sua proteção, passa por diversas análises, tanto históricas quanto arquitetônicas. A historiografia arquitetônica no Brasil é construída de maneira defasada, segundo a definição de Vilém Flusser. Essa defasagem implica em um pensamento construído a partir da lógica de estilos, que se sucederiam, época a época. Esta lógica foi criticada por Marina Waisman que apontou que essa construção de pensamento não dá conta dos processos que ocorreram na América Latina. Portanto, a partir da teoria da mestiçagem, proposta por Amálio Pinheiro, reforçada com a noção de Barroco que operou os processos sócio-culturais latino-americanos, ancorado em teóricos como Lezama Lima, propomos uma leitura arquitetônica para a Igreja de São Sebastião, em José de Alencar, distrito de Iguatu, no centro-sul do Estado do Ceará, Nordeste brasileiro, como exemplo de um pensamento que possa buscar outros sentidos para o que se convencionou chamar de eclético na história da arquitetura brasileira. A possibilidade de uma diferente leitura para essa produção eclética ensejaria em uma forma mais profunda de compreensão e proteção de um certo patrimônio cultural brasileiro que continua em risco constante de demolição devido a uma série de teorias defasadas utilizadas como parâmetro de análise.

Referências

CUNHA, Euclides da. Os Sertões. São Paulo: Três, 1984 (Biblioteca do Estudante).

FLUSSER, Vilém. A fenomenologia do brasileiro. Organização: Gustavo Bernardo. - Rio de Janeiro: Eduerj, 1998.

GOUDET, Mylene. Imagem das cidades. in O meio é a mestiçagem – Amálio Pinheiro (org.). São Paulo: Estação das letras e Cores, 2009.

PATETTA, Luciano. Considerações sobre o Ecletismo na Europa in Ecletismo na Arquitetura Brasileira / organização Annateresa Fabris. - São Paulo: Nobel; Editora da Universidade de São Paulo: 1987.

PINHEIRO, Amálio. Barroco, cidade, jornal. - São Paulo: Intermeios, 2013.

SECULTFOR, Instrução de Tombamento do Colégio Dorotéias. Fortaleza, 2006

SECULTFOR, Instrução de Tombamento do Paço Municipal. Fortaleza, 2006

VIEIRA NETO, João Paulo. Conjunto de serrotes de Quixadá: monumentalidade e apropriação social do patrimônio natural / João Paulo Vieira Neto – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2012.

WAISMAN, Marina. O interior da história: historiografia arquitetônica para uso de latino-americanos. Tradução de Anita de Marco. São Paulo: Perspectiva, 2013.

Downloads

Publicado

2023-04-04

Como Citar

Vieira Nogueira, J. L. (2023). ARQUITETURA BARROCO-MESTIÇA NO SERTÃO DO CEARÁ: A igreja de São Sebastião de José de Alencar. Cadernos Cajuína, 8(1), e238102. https://doi.org/10.52641/cadcajv8i1.69

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares