O O USO DOS JOGOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Anos Iniciais, Práticas pedagógicas, Ludicidade. Jogo.Resumo
O uso dos jogos como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental se constitui como práticas lúdicas que envolvem espontaneidade, liberdade de expressão, criatividade, alegria, prazer individual e coletivo, são elementos importantes nesta fase da educação. No bojo dessa temática, busca-se responder como os jogos podem contribuir como ferramentas didáticas que valorizam a ludicidade no processo de ensino e aprendizagem em turmas do ensino fundamental? Por isso, definimos como objetivo geral: analisar a importância dos jogos como ferramentas didáticas lúdicas no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Esta é uma pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa na qual utilizou-se os pressupostos teóricos de Kishimoto (2011), Luckesi (2011), e Pannuti (2012) para analisar os resultados. Com base nos resultados analisados, pode-se afirmar que o jogo se torna um importante instrumento para o desenvolvimento da aprendizagem da criança das séries iniciais do ensino fundamental. Também, que o professor como mediador do desenvolvimento à medida que proporciona atividades envolvendo jogos, brinquedos e brincadeiras oportuniza atividades lúdicas em sua prática pedagógica, possibilita o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, afetivo e social da criança.
Referências
ALMEIDA, A. Ludicidade como instrumento pedagógico. Disponível em: http://www.cdof.com.br/recrea22.htm . Acesso em: 12/08/2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação Nacional. 2018. Disponível em: http://download.basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 14/05/2020.
BRANDÃO, A. C. P. A. Et al (orgs.). Manual Didático: Jogos para Alfabetização. CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco; MEC - Ministério da Educação. Jogos de Alfabetização. Pernambuco, 2009. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/arquivo_upload/2014-02/20140210152238-mec _ufpe_manual_de_jogos_didaticos_revisado.pdf Acesso em: 10/05/2020.
CHRISTIE, J. F. Programme de jeux pour les structures prescolaires et les cours primaires (2eme partie). In: L'éducation par le jeu et I'environnement, n 44, p. 3-6,1991 b.
FRIEDMANN, A. O Universo Simbólico da Criança: olhares sensíveis para a infância. Território do brincar: Nepsid (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento) 2014. Disponível em: https://territoriodobrincar.com.br/wpcontent/uploads/2015/06/Adriana_Friedman n_O_Universo_Simbolico_da_Crianca.pdf Acesso em: 10/09/2020
GONÇALVES, F. Do andar ao escrever: Um caminho psicomotor. Cajamar São Paulo: Cultural RBL editora, 2014.
HUIZINGA J. Domo Ludens: essai sur la fonction sociale du jeu. Paris: Gallimard, 1951.
KISHIMOTO, T. M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. 7º ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
KISHIMOTO, T, M. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 14º ed. – 10º reimpressão. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
LUCKESI, C. C. Educação, ludicidade e prevenção das neuroses futuras: uma proposta pedagógica a partir da Biossíntese. In: LUCKESI, Cipriano Carlos (org.) Ludopedagogia - Ensaios 1: Educação e Ludicidade. Salvador: Gepel, 2000. Disponível em: file:///C:/Users/Lauro%20Gutierrez/Documents/Downloads/9168-38060-1-PB.pdf. Acesso em: 28/08/2020.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem. Componente do ato pedagógico. 1º ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PANNUTI, D. Interações: encontros de leitura e escrita. Josca Cristina Baroukh, coordenadora; Maria Cristina Carapeto Lavrador Alves, organizadora. – São Paulo: Blucher, 2012. (Coleções interações).
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: Imitação, Jogo e Sonho; Imagem e Representação. Traduzido da terceira edição, publicada em 1964, por ÀLVARO Cabral e Cristiano Monteiro Oiticica, 4º ed. – [Reimp.]. – Rio de Janeiro: . LTC (Livros Técnicos e Científicos Editora LTDA), 2017.
MARTINEZ, M.; PEÑALVER, I.; SÁNCHEZ, P. A psicomotricidade na educação infantil: uma prática preventiva e educativa. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 CC-BY-NC-ND

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Informações:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Nenhuma taxa ou contribuição será solicitada aos autores. A revista não cobra nenhum tipo de valor nem a seus autores, nem a seus leitores. Nossa política é de incentivo ao compartilhamento público e livre do conhecimento.