O O USO DOS JOGOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv8i1.70

Palavras-chave:

Anos Iniciais, Práticas pedagógicas, Ludicidade. Jogo.

Resumo

O uso dos jogos como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental se constitui como práticas lúdicas que envolvem espontaneidade, liberdade de expressão, criatividade, alegria, prazer individual e coletivo, são elementos importantes nesta fase da educação. No bojo dessa temática, busca-se responder como os jogos podem contribuir como ferramentas didáticas que valorizam a ludicidade no processo de ensino e aprendizagem em turmas do ensino fundamental? Por isso, definimos como objetivo geral: analisar a importância dos jogos como ferramentas didáticas lúdicas no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Esta é uma pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa na qual utilizou-se os pressupostos teóricos de Kishimoto (2011), Luckesi (2011), e Pannuti (2012) para analisar os resultados. Com base nos resultados analisados, pode-se afirmar que o jogo se torna um importante instrumento para o desenvolvimento da aprendizagem da criança das séries iniciais do ensino fundamental. Também, que o professor como mediador do desenvolvimento à medida que proporciona atividades envolvendo jogos, brinquedos e brincadeiras  oportuniza atividades lúdicas em sua prática pedagógica,  possibilita o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, afetivo e social da criança.

Biografia do Autor

Elisângela Aparecida Rosa Vidal Rosa Vidal, Centro Universitário Anhanguera

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Univrsitário Anhanguera de Campo Grande-MS.

Arao Davi Oliveira, Universidade Católica Dom Bosco

Doutor em Educação (UCDB). Foi Bolsista de Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em educação (UCDB); Especialista em Administração Escolar, Supervisão e Orientação (UNIASSELVI); Licenciado em Pedagogia (UNIP) e História (UFMS); experiência na docência no curso de licenciatura em Pedagogia com ênfase em Sociologia da Educação, Filosofia da Educação, Gestão Educacional, Avaliação da Educação,  Jogos e Brinquedos na Infância, Legislação Educacional e TCC; e na Pós-graduação Lato Sensu na área da educação com ênfase nas disciplinas: Avaliação da Educação, Didática, Metodologia do Trabalho Científico e TCC; Parecerista Ad hoc das Revista: Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação; Cadernos de Gênero e Tecnologia; Revista Contemporânea de Educação”; e “Cadernos do Ceom”. Membro do Grupo de Pesquisa Políticas de Formação e Trabalho Docente (GEFORT), vinculado ao PPGE/UCDB, e do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais no âmbito da Educação Básica, vinculado ao PPGE/UCB/DF, Brasil; ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0746-2569. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5059002203303392. E-mail: adodavi@gmail.com.

Erika Karla Barros da Costa, Centro Universitário Anhanguera

Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco ( UCDB), Especialista em PROEJA pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), graduada em Pedagogia pela UCDB e em Letras/Português pela FCE, graduanda em História licenciatura e Jornalismo pela Anhanguera. Colaboradora como Coordenadora dos Cursos de Licenciaturas da Faculdade Nova Roma (PE). Atuou como Coordenadora e professora dos Cursos presenciais de Pedagogia e Educação Física do Centro Universitário Anahnguera de Campo Grande e Coordenadora dos Cursos EAD da mesma instituição; Gestora da Educação Profissional e do Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino - Secretaria de Estado de Educação de MS. Foi Coordenadora Estadual do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro e do Programa de Formação de Professores - PROINFANTIL e Coordenadora do Curso Normal Médio da EE Profª Maria de Lourdes Widal Roma. Possui experiência em Gestão escolar para resultados, na formação de professores na área de Educação, com ênfase em Educação infantil e Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: brincar, ludicidade, aprendizagem significativa, avaliação, gestão de sala de aula, gestão pedagógica, currículo, matemática, jogos, educação matemática e alfabetização.

Vanessa Janaína Viana de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - MS (SEMED_CG)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005);  especialização em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar pela Faculdade do Vale Itajaí Mirim (2007); Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) (2022);. Atualmente é Coordenadora dos Anos Iniciais do E. F. da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - MS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

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Publicado

2023-04-04

Como Citar

Rosa Vidal, E. A. R. V., Oliveira, A. D., Costa, E. K. B. da, & Oliveira, V. J. V. de. (2023). O O USO DOS JOGOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Cadernos Cajuína, 8(1), e238107. https://doi.org/10.52641/cadcajv8i1.70

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares