ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE PODER-SABER E A CONSTRUÇÃO DA VERDADE NOS DOCUMENTOS CURRICULARES

Base Nacional Comum Curricular e Projeto Político Pedagógico de uma escola de Educação Infantil

Autores

  • Tatiane Caires Universidade São Francisco
  • Márcia Mascia Universidade São Francisco

Palavras-chave:

poder-saber, regimes de verdade, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Projeto Político Pedagógico, Educação Infantil, educação maior

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender como as relações de poder-saber e os regimes de verdade que transitam na Base Nacional Comum Curricular sobre a Educação Infantil e no Projeto Político Pedagógico de uma escola infantil pública constituem as subjetividades das crianças.  A escola está localizada em uma cidade da região metropolitana do estado de São Paulo e atende crianças de seis meses a cinco anos e onze meses de idade. O referencial teórico está pautado em Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari, com contribuições de outros autores destas mesmas abordagens. A discussão é iniciada a partir da análise discursiva de ambos os documentos e sugere a sintetização das experiências infantis a uma política reducionista, cujos objetivos a serem atingidos se relacionam a etapas pré-definidas que se pretendem homogeneizar para a educação e para o currículo. A partir deste estudo, na perspectiva da educação maior, é possível observar um governamento sobre a infância, que, no entanto, é naturalmente neutralizado pela ação dos meninos e meninas, por suas vivências e experiências. A educação menor, como ato de resistência, no âmbito de uma micropolítica da sala de aula é o que nos possibilita enxergar as brechas e percorrer caminhos outros, capazes de exercer efeito sobre as ações macro da sociedade.

Referências

AGOSTINI, Camila Chiodi. As artes de governar o currículo da Educação Infantil: A Base Nacional Comum Curricular em discussão. Dissertação (Mestrado em Educação). Erechim, RS: Universidade Federal da fronteira do Sul, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Consulta Pública. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 28/09/2020.

CAMPOS, Roselane Fátima; Durli, Zenilde. BNCC para a Educação Infantil: é ou não é currículo? Currículo sem fronteiras. Volume 20. Número 2 - Maio/Agosto 2020.

DELEUZE, Gilles. O que é um dispositivo? In: Michel Foucault, filósofo. Barcelona: Gedisa, 1990, pp. 155-161. Tradução de Wanderson Flor do Nascimento.

____, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2013. Tradução de Peter Pál Pelbart.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia, vol. 3. São Paulo: Editora 34, 1996.

FISCHER, Deborah Vier. Pensar com cenas de escola: a arte, o estranho, o mínimo. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Porto Alegre, RS: UFRGS, 2019.

FONSECA, Daniel José Rocha. Análise discursiva sobre a Base Nacional Comum Curricular. Dissertação (Mestrado em Educação). Jataí, GO: Universidade Federal de Goiás, 2018.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: Curso no Collège de France (1975-1976). – Tradução Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

____, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

____, Michel. Microfísica do Poder. – Tradução: Roberto Machado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

GALLO, Sílvio. Em torno de uma educação menor. Educação & Realidade, 169-178, jul./dez., 2002.

____, Sílvio. Educação menor: produção de heterotopias no espaço escolar In: SWAIN, Tânia et al. Organizado por RIBEIRO, Paula Regina Costa et al. Corpo, Gênero e sexualidade: discutindo práticas educativas. Rio Grande do Sul: FURG, 2007, p. 94-102.

_____, Sílvio. Infância e Resistência: resistir a quê. Leitura: Teoria e Prática, Campinas, 2013.

GUATTARI, Felix. Revolução Molecular: pulsações políticas do desejo. 2a. ed.SP: Ed. Brasiliense, 1985. Cap I, partes. A. Somos todos grupelhos; B. As creches e a iniciação; C. Devir mulher; D. Devir criança, malandro, bicha. Cap III, partes A. Micropolítica do fascismos; B. O capitalismo mundial integrado e a revolução molecular.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002.

SILVA, Marcelo Oliveira da; Carvalho,Rodrigo Saballa de. Concepções sobre Currículo na Educação Infantil: ressonâncias da pedagogia da infância em narrativas de professoras. Currículo sem fronteiras. Volume 20. Número 2 - Maio/Agosto 2020.

Downloads

Publicado

2023-04-04

Como Citar

Caires, T., & Mascia, M. (2023). ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE PODER-SABER E A CONSTRUÇÃO DA VERDADE NOS DOCUMENTOS CURRICULARES: Base Nacional Comum Curricular e Projeto Político Pedagógico de uma escola de Educação Infantil. Cadernos Cajuína, 8(1), e238108. Recuperado de http://v3.cadernoscajuina.pro.br/index.php/revista/article/view/80

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares