MODELO CULTURAL DE PADRÃO IDEAL SUL-COREANO E SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE MENTAL
UMA ANÁLISE DE K-IDOLS
Palavras-chave:
saúde mental, cultura, Coreia do Sul, padrão de beleza, k-popResumo
O Leste Asiático é conhecido por apresentar uma cultura tradicionalista e rígida, e a Coreia do Sul ultimamente vem ganhando espaço no cenário mundial por meio de sua música e produções cinematográficas. Visando um aprofundamento das dimensões psicossociais desta expansão cultural, o presente trabalho busca responder de que maneira a cultura sul-coreana juntamente com suas severas referências de beleza influenciam a saúde mental dos chamados idols de k-pop. Com objetivo de compreender como a saúde mental desses ídolos é afetada pela ação da cultura de padrão ideal coreana; analisar os impactos psicológicos que a rigidez dos arquétipos sul-coreanos causa nos k-idols; verificar relações entre preconceitos históricos e o desenvolvimento desses paradigmas de perfeição; e explorar as consequências que os padrões de beleza geram dentro da indústria do k-pop. Foi realizado um levantamento bibliográfico qualitativo de caráter exploratório e narrativo. Sendo utilizados materiais dos últimos vinte anos como: trabalhos acadêmicos, artigos científicos, artigos de jornais e revistas, publicações de redes sociais, letras musicais, podcasts, vídeos e afins. A pesquisa levantou dados, categorizando-os e analisando-os; buscando uma relação funcional e discutindo os fatos obtidos, investigando possíveis causas e relacionando hipóteses com os pontos focais dela, a fim de, identificar os fatores que contribuem para a ocorrência dos fenômenos aqui estudados. No momento final da pesquisa, constata-se que existe uma forte cultura ao corpo; desracialização concomitante ao racismo; estigmatização do adoecimento psíquico; hiperexposição do k-idol por parte da mídia e sobretudo pressão social.
Referências
AMARAL, Rafaela Prado. K-Pop: Padrão de Beleza, Mídia e Suas Implicações no Cotidiano dos Grupos Femininos na Coreia do Sul. Orientador: Francisca Raimunda Nogueira Mendes. 2019. 61 p. Monografia (Bacharelado em Design-Moda) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/ 51720/1/2019_tcc_rpamaral.pdf. Acesso em: 11 out. 2021.
ANDRADE, Angela; BOSI Maria Lúcia Magalhães. Mídia e subjetividade: impacto no comportamento alimentar feminino. Rev. Nutr. [online]. 2003, vol.16, n.1, pp.117-125. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rn/v16n1/a11v16n1.pdf. Acesso em: 02 de fevereiro de 2022.
AOKI, Beatriz Yumi; MARCELINO, Rosilene Alves Moraes. A indústria musical pop asiática: estudo comparativo sobre a construção de celebridades japonesas e coreanas. Estudos Interdisciplinares da Intercom Júnior, São Paulo, p. 1-13, 2015. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/sudeste2015/resumos/R48-1541-1.pdf. Acesso em: 13 jun. 2022.
BAUER, Martin. W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Editora Vozes Limitada, 2017.
BELUS, Natasha Nunes de Lima. Corpo e Voz: Estilo K-pop. Orientador: Dácia Ibiapina Silva. 2016. 62 p. Projeto de pesquisa (Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Audiovisual) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: https:// bdm.unb.br/bitstream/10483/16634/1/2016_NatashaNunesBelus_tcc.pdf. Acesso em: 11 out. 2021.
BILLBOARD (United States of America). K-Pop Stars Eric Nam and Jae-hyung Park Promote Mental Health Awareness. Billboard, [S. l.], 2 out. 2021. Music News, p. 1-1. Disponível em: https://www.billboard.com/music/music-news/eric-nam-jae-hyung-park-promote-mental-health-awareness-9524211/. Acesso em: 3 jan. 2023.
BOMAN, Björn. Money or Melancholia? Dropout and Retention Rates in the K-Pop Industry. Culture and Empathy: International Journal of Sociology, Psychology and Cultural Studies: International Journal of Sociology, Psychology and Cultural Studies, [online], ano 2021, v. 4, n. 2, p. 156-180, 25 jun. 2021. DOI 10.32860/26356619/2021/4.2.0006. Disponível em: https://www.diva-portal.org/smash/get/diva2:1577922/FULLTEXT01.pdf. Acesso em: 5 fev. 2022.
CHOI, Eunji. Korean fashion media, beauty ideals, and colorism: Examining the prominence of whiteness between 2013 and 2017 in Céci magazine. 2018. Tese de Graduação - Iowa State University, USA.
CHOI, Jong Won; YOO, Ho Gil; KWON, Young Eun; KWON, Lee Seung. Women's Skin Care Factors Affecting Korean Women's Skin and Beauty Industry Market. International Journal of Industrial Distribution & Business, [s. l.], p. 25-32, 5 ago. 2019.
CHOI, JungBong; MALIANGKAY, Roald. Introduction: Why fandom matters to the international rise of K-pop. In: CHOI, JungBong; MALIANGKAY, Roald. K-pop - The International Rise of the Korean Music Industry. New York and London: Routledge, 2015. Cap. 1, p. 1-18. ISBN 978-1-315-77356-8.
CRUZ, Caio Amaral. E Precisa Falar Coreano? Uma Análise Cultural do K-Pop no Brasil. Orientador: Itania Maria Mota Gomes. 2016. 104 p. Monografia (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/28593/1/ TCC%20KPOP%20VERSÃO%20FINAL.pdf. Acesso em: 11 out. 2021.
CUNHA, Julia Chaves et al. Disseminação dos padrões estéticos: a cirurgia plástica e a hipervalorização da imagem. Materializando Conhecimentos, [online], v. 8, p. 1-15, set. 2017. Disponível em: https://www.redeicm.org.br/revista/wp-content/uploads/sites/ 36/2019/06/a1_dissemincaco_padroes_esteticos.pdf. Acesso em: 4 fev. 2022.
CUNHA, Vinícius Ferreira. A ascensão do pop coreano: O boom do K-pop a trotes de cavalo, o papel da comunicação e as articulações com o modelo pop ocidental. Orientador: Micael Maiolino Herschmann. 2013. 49 p. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo) - Escola de Comunicação da UFRJ – Centro de Filosofia e Ciência Humanas, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/ 11422/3747/1/VCUNHA.pdf. Acesso em: 8 fev. 2022.
DURANT, Isabely. Após 4 anos em silêncio, Park Bom fala sobre incidente com “drogas” pela primeira vez. In: KoreaIn. Sports Kyunghyang [S.l], p. 1-1, 27 abr. 2018. Disponível em:
https://revistakoreain.com.br/2018/04/apos-4-anos-em-silencio-park-bom-fala-sobre- incidente-com-drogas-pela-primeira-vez/. Acesso em: 8 fev. 2022.
ERCOLE, Flávia Falci; MELO, Laís Samara de; ALCOFORADO, Carla Lúcia G. C. Revisão integrativa versus revisão sistemática. Reme.org.br, 18 mar. 2014. DOI:
5935/1415-2762.20140001. Disponível em: https://www.reme.org.br/artigo/detalhes/ 904. Acesso em: 15 fev. 2022.
FISHER, James. Historical Dictionary of American Theater: Beginnings. [S. l.]: Rowman & Littlefield, 2015. ISBN 9780810878327.
GAN, Shanne. Bandwagon’s guide to K-pop pioneers: Taiji and Boys, H.O.T., BoA, SES and more. Online, 17 ago. 2021. 1 fotografia. Disponível em: https://www.bandwagon.asia/ articles/k-pop-first-generation-1st-gen-idols-seo-taiji-and-boys-boa-turbo-hot-ses-1tym- shinhwa-SECHSKIES-god-jewelry-shin-kl-guide-list-2021. Acesso em: 1 jul. 2022.
GUARESCHI, Neuza; BRUSCHI, Michel. Euclides. Psicologia social nos estudos culturais: perspectivas e desafios para uma nova psicologia social. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.
HAN, Gil-Soo. K-Pop nationalism: Celebrities and acting blackface in the Korean media. Continuum: Journal of Media & Cultural Studies, Melbourne, Australia, v. 29, n. 1, p. 2-16, 27 out. 2014. DOI 10.1080/10304312.2014.968522. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/10304312.2014.968522. Acesso em: 30 set. 2022.
HANY, Dunia Schabib. K-POP a Fantástica Fábrica de Ídolos. 1. ed. Curitiba: Editora Appris, 2020. 171 p. ISBN 9786558207573. Disponível em: https://play.google.com/books/ reader?id=LtYiEAAAQBAJ&pg=GBS.PT53.w.2.0.57_221&hl=pt. Acesso em: 11 out. 2021.
HONG, DamYoung. Why are K-pop stars susceptible to depression? The Korea Herald, [online], p. 1-1, 20 dez. 2017. Disponível em: http://www.koreaherald.com/view.php? ud=20171220000893. Acesso em: 15 fev. 2022.
HUH, Yunjin. I Doll. [Compositor e intérprete]: Huh Yunjin. [S. l.]: HYBE/Source Music, 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9trNIRzbPMc. Acesso em: 8 jan. 2023.
KIM, NamJoon. BTS (방탄소년단) ‘찐 방탄회식’ Youtube, 14 jun. 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1t0iJ7F_k9Q. Acesso em: 14 jun. 2022.
KIM, Hwewon; HAN, Tae-Im. Body Image Concerns Among South Korean Kindergarteners and Relationships to Parental, Peer, and Media Influences. Early Childhood Education Journal, [s. l.], 20 abr. 2020.
KOREA JOONGANG DAILY (South Korea). Pentagon’s Hongseok medically discharged from mandatory military service. Korea JoongAng Daily, [S. l.], 26 dez. 2022. Entertainment K-pop, p. 1-1. Disponível em: https://koreajoongangdaily.joins.com/2022/12/26/entertainment/kpop/hongseok-hongseok-pentagon-pentagon-boy-band/20221226180154255.html. Acesso em: 2 jan. 2023.
LEE, Zuk-nae. Korean culture and sense of shame. Transcultural psychiatry, [s. l.], v. 36, n. 2, p. 181-194, june 1999.
LOO, Fung Ying; LOO, Fung Chiat. Hybridity, Confucianism, and Ambiguity in the South Korean Soft Power Model in Hallyu 1.0. Media watch, Malaysia, v. 12, n. 1, ed. 1, p.
-160, 2021. DOI 10.15655/mw/2021/v12i1/205464. Disponível em: https:// www.mediawatchjournal.in/hybridity-confucianism-and-ambiguity-in-the-south-korean-soft- power-model-in-hallyu-1-0/. Acesso em: 19 jun. 2022.
LUCAS, Sydney. BTS J-Hope’s Tip For Skipping Late Night Snacks Is Actively Breaking ARMYs’ Hearts, And Here’s Why. Koreaboo, [S. l.], p. 1-1, 1 nov. 2021. Disponível em: https://www.koreaboo.com/news/bts-j-hope-tip-snacks-armys-reaction/. Acesso em: 22 set. 2022.
LYNN, H. G. Fashioning modernity: Changing meanings of clothing in colonial Korea. Journal of International and Area Studies, [s. l.], 11, p. 75-93, 2004.
MALIANGKAY, Roald. Defining Qualities: The Socio-Political Significance of K-pop Collections. Korean Histories, Australian National University, 2014. ANU Research Publications, p. 3-14. Disponível em: https://openresearch-repository.anu.edu.au/handle/ 1885/39222. Acesso em: 7 fev. 2022.
MALIANGKAY, Roald; SONG, Geng. A sound wave of effeminacy: K-pop and the male beauty ideal in China. In: CHOI, Jungbong; MALIANGKAY, Roald. K-pop - The international rise of the Korean music industry. New York and London: Routledge, 2015. cap. 10, p. 164-177. ISBN 978-1-315-77356-8.
MARINHO, Priscila. Ye Dam e Mashiho farão uma pausa nas atividades do Treasure. Asia On, Brasil, p. 1-1, 27 maio 2022. Disponível em: https://asiaon.com.br/ye-dam-e-mashiho-farao-uma-pausa-nas-atividades-do-treasure/. Acesso em: 2 out. 2022.
MCDONALD, Amy. NCT’s Haechan Speaks Up About The Beauty Of His Darker Skin. Koreaboo, [S. l.], p. 1-1, 11 mar. 2020. Disponível em: https://www.koreaboo.com/stories/nct-haechan-speaks-beauty-darker-skin/. Acesso em: 10 maio 2022.
MOON, Kat. How Luna Came Full Circle From K-pop Idol to Playing One on Broadway. TIME, [S. l.], 17 nov. 2022. Entertainment Theater, p. 1-1. Disponível em: https://time.com/6234725/luna-kpop-broadway-musical-interview/. Acesso em: 3 jan. 2023.
MOREAU, Bunnie. 11 Unwhitewashed Fantaken Photos Of NCT’s Haechan That Defy Toxic Beauty Standards. Koreaboo, [S. l.], p. 1-1, 10 jun. 2022. Disponível em: https:// www.koreaboo.com/lists/nct-haechan-unwhitewash-tan-skin-fantaken-irl-photos/. Acesso em: 15 jul. 2022.
MUMYEONGHWI, Deokku. 활동 중단한 프리스틴 카일라 최근 근황 사진들. In: The Qoo. [S. l.], 14 set. 2018. Disponível em: https://theqoo.net/square/860334195#cmt_53. Acesso em: 22 set. 2022.
OLIVEIRA, Greyce. Whitewashing e os extremos do padrão de beleza coreano. In: KoreaIn, Sociedade [S. l.], p. 1-1, 22 nov. 2021. Disponível em: https://revistakoreain.com.br/ 2021/11/whitewashing-e-os-extremos-do-padrao-de-beleza-coreano/. Acesso em: 19 jun.
PALMER, John D.; JANG, Eun‐Young. Korean born, Korean American high school students' entry into understanding race and racism through social interactions and conversations. Race Ethnicity and Education, [s. l.], v. 8, n. 3, p. 297-317, 19 ago. 2006. DOI 10.1080/13613320500174432. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/13613320500174432. Acesso em: 7 fev. 2022.
PARK, Jaehyung. EaJ. In: MINDSET (United States of America). Mindset. [S. l.], 2021. Disponível em: https://share.getmindset.com/1nFZ. Acesso em: 8 jan. 2023.
PARK, Soyoun; BERNSTEIN, Kunsook Song. Depression and Korean American Immigrants. Archives of Psychiatric Nursing, New York, v. 2, n. 1, p. 12-19, Fev. 2008.
SAEJI, CedarBough T. et al. Regulating the Idol: The Life and Death of a South Korean Popular Music Star. The Asia-Pacific Journal | Japan Focus, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 1-29, 1 jul. 2018.
SAFITHRI, Nurul Aini; SAHRANI, Riana; BASARIA, Debora. Quality of Life of Adolescent (Korean Pop fans). Atlantis Press - Advances in Social Science, Education and Humanities Research: Tarumanagara International Conference on the Applications of Social Sciences and Humanities, [online], v. 439, p. 771-777, 27 maio 2020. Disponível em: http:// creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/. Acesso em: 7 fev. 2022.
SILVA, P. H. G. A influência da mídia na autoimagem de adolescentes: Uma análise de discursos nas redes sociais. Revista Philologus. Rio de Janeiro: CiFEFiL, ano 26, n. 76, p. 79-89, 2020. Disponível em: https://www.revistaphilologus.org.br/index.php/rph/article/view/500/535. Acesso em: 22 set. 2022.
SOUZA, Marco André Vinhas. Os novos fluxos midiáticos da cultura pop coreana. Galaxia, São Paulo, n. 29, p. 297-300, jun. 2015.Disponível em: https://www.scielo.br/j/gal/a/ cpst3rQrtZBk73K4QFDj4mf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 1 fev. 2022.
SOUZA, Rose Mara Vidal; DOMINGOS, Amauri. K-Pop: A propagação mundial da cultura sul-coreana. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL,
XVII., 2016, Curitiba - PR. Anais [...]. São Paulo: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2016. Tema: Indústria Cultural, p. 1-14.
STRAMASSO, Carolina. Jeongyeon se afasta do TWICE pela 2ª vez em menos de um ano. Portal Pop Line, Brasil, p. 1-1, 18 ago. 2021. Disponível em: https://portalpopline.com.br/jeongyeon-twice/. Acesso em: 2 out. 2022.
WAQAR, Tuba. ENHYPEN members called out for fatphobic comments about Sunoo. SKpop, [S. l.], 22 jun. 2022. Pop Culture, p. 1-1. Disponível em: https://www.sportskeeda.com/pop-culture/enhypen-members-called-fatphobic-comments-sunoo. Acesso em: 1 set. 2022.
WILLIAMSON, Lucy. The dark side of South Korean pop music. BBC News, Seoul, p. 1-1, 15 jun. 2011. Disponível em: https://www.bbc.com/news/world-asia-pacific-13760064.
Acesso em: 26 maio 2022.
YE, Lorr. Bad k-pop habits we’re done with. 20 ago. 2018. 1 fotografia. Disponível em:
https://www.allkpop.com/article/2018/08/bad-k-pop-habits-were-done-with. Acesso em: 15 jul. 2022.
YI, Chin-Chun. Introduction to the Psychological Well-Being of East Asian Youth: The Transition from Early Adolescence to Young Adulthood. In: YI, Chin-Chun. The Psychological Well-being of East Asian Youth. Nankang, Taipei, Taiwan: Springer, 2013. v. 2, cap. 1, p. 1-26. ISBN 978-94-007-4081-5.
YOON, SangEun. ATEEZ's Mingi suspends his activities due psychological distress: For now being a 7-member system. Naver, South Korea, p. 1-1, 15 nov. 2020. Disponível em: https:// entertain.naver.com/read?oid=108&aid=0002909873. Acesso em: 8 fev. 2022.
ZYSIK, Christopher. K-Pop and Suicide - Marginalization and resistance in the Korean pop industry. Gesellschaft für Popularmusikforschung/German Society for Popular Music Studies e. V., [online], ano 2021, v. 19, 12 set. 2021. Special Issue not ready to make nice, p. 1-18. Disponível em: https://www.gfpm-samples.de/Samples19/zysik.pdf. Acesso em: 6 fev. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 CC-BY-NC-ND

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Informações:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Nenhuma taxa ou contribuição será solicitada aos autores. A revista não cobra nenhum tipo de valor nem a seus autores, nem a seus leitores. Nossa política é de incentivo ao compartilhamento público e livre do conhecimento.