A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA

Autores

  • Raimunda Alves Melo
  • Elvira Cristina Martins Tassoni
  • João Pedro de Sousa Barreto

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv8i1.82

Palavras-chave:

Recomposição de aprendizagem, avaliação, política educacional

Resumo

Este estudo objetiva analisar a implementação do Programa de Aprendizagem Complementar (PAC) no contexto pós-pandemia, evidenciando avanços e desafios em relação à alfabetização de crianças matriculadas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Desenvolveu-se pesquisa de abordagem qualitativa e utilizou-se a análise documental como dispositivo de produção de dados. O campo da pesquisa foi a rede municipal de educação de Novo Santo Antônio (PI). Os resultados apontam que, com o retorno do ensino presencial e o desenvolvimento das ações do PAC, ocorridos em 2022, houve melhoria nos índices de alfabetização. No 1º ano do Ensino Fundamental, a ampliação foi de 17,2%, no 2º e 3º ano, o avanço foi de 19,2% e 21%, respectivamente. Conclui-se que, apensar dos avanços, um longo caminho precisa ser percorrido para que os estudantes possam sanar as lacunas na aprendizagem durante a pandemia, sendo necessário investir continuamente em políticas destinadas a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, com foco na recomposição de aprendizagem.

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Publicado

2023-04-05

Como Citar

Melo, R. A., Tassoni, E. C. M., & Barreto, J. P. de S. (2023). A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA. Cadernos Cajuína, 8(1), e238113. https://doi.org/10.52641/cadcajv8i1.82

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares