DETERMINANTES DA QUALIDADE COMO PREDITORAS DA QUALIDADE PERCEBIDA NAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS

Autores

  • Luiz Henrique Lima Faria Instituto Federal do Espírito Santo - IFES
  • Rodrigo Loureiro Medeiros IFES
  • Juliana Dias Calazans IFES

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv8i3.92

Palavras-chave:

Quality determinants, quality perceived by the customer, non-presential pedagogical activities

Resumo

Este estudo teve como propósito analisar a possiblidade das determinantes da qualidade atuarem como preditoras da qualidade percebida pelos usuários das Atividades Pedagógicas Não Presenciais, no curso de Engenharia da Produção do IFES/ Campus Cariacica. Para o alcance desse objetivo, utilizou-se de uma survey adaptada para coletar dados de uma amostra de estudantes. Esses dados, após colhidos e tabulados, foram analisados por meio do método denominado Análise de Equações Estruturais pelos Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM), a fim de verificar a validade de vinte hipóteses. Como resultado, dez hipóteses não foram rejeitadas, demonstrando que as determinantes da qualidade a Empatia e a Segurança nos modos assíncrono e síncrono, bem como, a Tangibilidade no modo assíncrono atuam como preditoras da qualidade percebida nas Atividades Pedagógicas Não Presenciais. Foram apresentadas, como limitações deste trabalho, o fato de ter sido aplicado em, apenas, um único curso de um campus e de ter sido utilizada técnica de amostragem baseada em aleatoriedade. Para trabalhos futuros, foi sugerida a utilização de técnica de amostragem probabilística, bem como, a ampliação da amostra para mais cursos e outros campi dos IFs.

Biografia do Autor

Rodrigo Loureiro Medeiros, IFES

Doutor em Engenharia da Produçãopela UFRJ. Professor do IFES.

Juliana Dias Calazans, IFES

Graduada em Engenharia da Produção pelo IFES.

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Publicado

2023-12-26

Como Citar

Faria, L. H. L., Medeiros, R. L., & Calazans, J. D. (2023). DETERMINANTES DA QUALIDADE COMO PREDITORAS DA QUALIDADE PERCEBIDA NAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS . Cadernos Cajuína, 8(3), e238304. https://doi.org/10.52641/cadcajv8i3.92

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares