A PERSPECTIVA DO CURRÍCULO DE PERNAMBUCO DO ENSINO MÉDIO SOBRE A ÉTICA DA ALTERIDADE

Autores

  • Germano Alves Cavalcante Instituto Federal Sertão Pernambucano - Campus Petrolina Zona Rural https://orcid.org/0000-0003-1748-3136
  • João Batista Farias Júnior Instituto Federal do Piauí - Campus Picos
  • Eduardo Barbosa Vergolino Instituto Federal Sertão Pernambucano - Campus Floresta

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.113

Resumo

O trabalho é uma análise bibliográfica sobre a perspectiva da ética da alteridade do Currículo de Pernambuco do Ensino Médio. Apresenta-se como objetivo abordar a perspectiva curricular de Pernambuco sobre a ética da alteridade para o ensino de filosofia em turmas do ensino médio da rede pública. A metodologia inicia com uma análise introdutória sobre a aprovação do novo ensino médio de Pernambuco a partir do Conselho Estadual de Educação (2021); o conceito de alteridade e circunstâncias e paradigmas que se referem a essa presente nas reflexões e filosofia de Emanoel Lévinas (1997); o Currículo de Pernambuco do Ensino Médio com as competências entrelaçadas com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as competências para as Ciências Humanas, além das proposições para o ensino filosofia no que tange os conteúdos, as expectativas e habilidades de aprendizagens; entre outros autores como Miranda (2008) que faz uma relação entre a alteridade e a educação e Zanon (2020) com a ética da alteridade para uma formação responsável.

Biografia do Autor

Germano Alves Cavalcante, Instituto Federal Sertão Pernambucano - Campus Petrolina Zona Rural

Licenciado em Filosofia pela Faculdade Entre Rios do Piauí; Mestrando em Filosofia pelo Programa de Mestrado Profissional em Filosofia do Instituto Federal Sertão Pernambucano Campus Petrolina Zona Rural. Email: [email protected]

João Batista Farias Júnior, Instituto Federal do Piauí - Campus Picos

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás; professor de Filosofia do Instituto Federal do Piauí. Licenciado e mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí. Professor do Mestrado Profissional em Filosofia do Instituto Federal Sertão Pernambucano Campus Petrolina Zona Rural. Email: [email protected]

Eduardo Barbosa Vergolino, Instituto Federal Sertão Pernambucano - Campus Floresta

Doutor em Indigenous Studies na University of Manitoba - Canadá (2022). Licenciado (2006) e Bacharel (2012) em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Professor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano Campus Floresta. Professor do Mestrado Profissional em Filosofia do Instituto Federal Sertão Pernambucano Campus Petrolina Zona Rural.

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

Alves Cavalcante, G., Batista Farias Júnior, J., & Barbosa Vergolino, E. (2023). A PERSPECTIVA DO CURRÍCULO DE PERNAMBUCO DO ENSINO MÉDIO SOBRE A ÉTICA DA ALTERIDADE . Cadernos Cajuína, 8(2), e238204. https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.113

Edição

Seção

Seminário de Pós-Graduação do IFSertãoPE