A PERSPECTIVA DO CURRÍCULO DE PERNAMBUCO DO ENSINO MÉDIO SOBRE A ÉTICA DA ALTERIDADE
Resumo
O trabalho é uma análise bibliográfica sobre a perspectiva da ética da alteridade do Currículo de Pernambuco do Ensino Médio. Apresenta-se como objetivo abordar a perspectiva curricular de Pernambuco sobre a ética da alteridade para o ensino de filosofia em turmas do ensino médio da rede pública. A metodologia inicia com uma análise introdutória sobre a aprovação do novo ensino médio de Pernambuco a partir do Conselho Estadual de Educação (2021); o conceito de alteridade e circunstâncias e paradigmas que se referem a essa presente nas reflexões e filosofia de Emanoel Lévinas (1997); o Currículo de Pernambuco do Ensino Médio com as competências entrelaçadas com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as competências para as Ciências Humanas, além das proposições para o ensino filosofia no que tange os conteúdos, as expectativas e habilidades de aprendizagens; entre outros autores como Miranda (2008) que faz uma relação entre a alteridade e a educação e Zanon (2020) com a ética da alteridade para uma formação responsável.
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