OS ESTUDOS DO ENSINO DE FILOSOFIA E O “IMAGINÁRIO”, A PARTIR DOS “MUNDOS DE SOFIA”, DE JOSTEIN GAARDER

O IMAGINÁRIO SOCIAL: PERSPECTIVAS FILOSÓFICAS E TEOLÓGICAS EM CONTEXTOS HISTÓRICOS CARACTERÍSTICOS

Autores

  • ANA PATRICIA GADELHA DA COSTA SILVA IF Sertão Pernambuco Zona Rural

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.117

Palavras-chave:

Filosofia; Imaginário; Imagem; Literatura.

Resumo

Esse trabalho propõe uma investigação acerca da aproximação entre a Filosofia e a Literatura no ensino de Filosofia, norteado por alguns livros de Jostein Gaarder, que serão analisados e aplicados em salas de aulas, por meio de filmes, resenhas, cartas, mapas conceituais. Busca-se compreender, por meio das narrativas dos estudantes, os processos de desenvolvimentos de ensino-aprendizagem  a partir da obra “O Mundo de Sofia”, desvelando a imaginação dos mesmos, por meio de intervenções baseadas em cartas imaginárias e diálogos com alguns filósofos. A pesquisa será descritiva, de caráter qualitativo, com revisões bibliográficas, agregando dados produzidos e reproduzidos pelos estudantes. O método que será utilizado será o hermenêutico, buscando interpretações e compreensões ao procurar expandir três etapas: 1- do mito à Filosofia, 2 – da Filosofia ao Imaginário, 3 – Intervenção e produto. Compreendemos que ferramentas didáticas e instrumentos pedagógicos complementares viabilizam modos de pensar e de agir, criticamente, sob o imaginário de seu próprio mundo.

PALAVRAS-CHAVE: Filosofia; Imaginário; Imagem; Literatura.

Referências

GAARDER, J. O Mundo de Sofia: romance da história da filosofia. Trad. Leonardo Pinto Silva. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

GAARDER, J.; HELLERN, V.; HENRY, V.; NOTALER, H. O livro das religiões. Trad. Isa Mara Landa. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

Downloads

Publicado

2023-07-14

Como Citar

SILVA, A. P. G. D. C. (2023). OS ESTUDOS DO ENSINO DE FILOSOFIA E O “IMAGINÁRIO”, A PARTIR DOS “MUNDOS DE SOFIA”, DE JOSTEIN GAARDER: O IMAGINÁRIO SOCIAL: PERSPECTIVAS FILOSÓFICAS E TEOLÓGICAS EM CONTEXTOS HISTÓRICOS CARACTERÍSTICOS . Cadernos Cajuína, 8(2), e238205. https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.117

Edição

Seção

Seminário de Pós-Graduação do IFSertãoPE