OS ESTUDOS DO ENSINO DE FILOSOFIA E O “IMAGINÁRIO”, A PARTIR DOS “MUNDOS DE SOFIA”, DE JOSTEIN GAARDER
O IMAGINÁRIO SOCIAL: PERSPECTIVAS FILOSÓFICAS E TEOLÓGICAS EM CONTEXTOS HISTÓRICOS CARACTERÍSTICOS
Palavras-chave:
Filosofia; Imaginário; Imagem; Literatura.Resumo
Esse trabalho propõe uma investigação acerca da aproximação entre a Filosofia e a Literatura no ensino de Filosofia, norteado por alguns livros de Jostein Gaarder, que serão analisados e aplicados em salas de aulas, por meio de filmes, resenhas, cartas, mapas conceituais. Busca-se compreender, por meio das narrativas dos estudantes, os processos de desenvolvimentos de ensino-aprendizagem a partir da obra “O Mundo de Sofia”, desvelando a imaginação dos mesmos, por meio de intervenções baseadas em cartas imaginárias e diálogos com alguns filósofos. A pesquisa será descritiva, de caráter qualitativo, com revisões bibliográficas, agregando dados produzidos e reproduzidos pelos estudantes. O método que será utilizado será o hermenêutico, buscando interpretações e compreensões ao procurar expandir três etapas: 1- do mito à Filosofia, 2 – da Filosofia ao Imaginário, 3 – Intervenção e produto. Compreendemos que ferramentas didáticas e instrumentos pedagógicos complementares viabilizam modos de pensar e de agir, criticamente, sob o imaginário de seu próprio mundo.
PALAVRAS-CHAVE: Filosofia; Imaginário; Imagem; Literatura.
Referências
GAARDER, J. O Mundo de Sofia: romance da história da filosofia. Trad. Leonardo Pinto Silva. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
GAARDER, J.; HELLERN, V.; HENRY, V.; NOTALER, H. O livro das religiões. Trad. Isa Mara Landa. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
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