BIOLOGIA PELA PAZ:

INTEGRANDO CONHECIMENTO CIÉNTIFICO E VALORES HUMANOS NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.118

Palavras-chave:

Biologia, Culturadapaz, educação, conhecimentocientifico, valoreshumanos

Resumo

Este artigo tem como objetivo explorar a contribuição da disciplina de Biologia na construção de uma cultura de paz na educação, integrando o conhecimento científico com os valores humanos. A promoção de uma cultura de paz é cada vez mais relevante na sociedade contemporânea, e a educação desempenha um papel fundamental nesse processo.

A cultura de paz envolve a promoção de valores, atitudes e práticas que visam resolver conflitos de maneira pacífica, promover a justiça social, garantir o respeito aos direitos humanos, fomentar a igualdade de gênero, cultivar a não violência e fortalecer a participação cidadã. Para alcançar um impacto significativo globalmente, é essencial que a educação seja livre de violência e esteja presente em todas as escolas. A disciplina de Biologia desempenha um papel crucial nesse processo, pois aborda diversos aspectos relacionados à vida, saúde e meio ambiente. Ao estudar a origem, evolução e funcionamento dos seres vivos, incluindo os seres humanos, a Biologia fornece conhecimentos que podem contribuir para a prevenção da violência e a construção de uma sociedade mais pacífica. Além disso, a integração do conhecimento científico com valores humanos é essencial para uma abordagem abrangente na educação. Enquanto o conhecimento científico busca desvendar a realidade e é uma construção temporária sujeita a revisões, os valores humanos atribuem significado e importância às coisas de acordo com as perspectivas e julgamentos dos indivíduos. Em suma, este estudo visa destacar a importância da disciplina de Biologia na construção de uma cultura de paz na educação, por meio da integração do conhecimento científico com os valores humanos. Ao fornecer conhecimentos científicos e promover a reflexão sobre questões relacionadas à vida, saúde e meio ambiente, a disciplina de Biologia desempenha um papel significativo na formação de cidadãos comprometidos com a paz e capazes de contribuir para a construção de um mundo mais harmonioso.

Biografia do Autor

Sr Heron, Ufam

Bacharel em Agronomia (1994) e Licenciado em Ciências (2001) pela Universidade Federal do Amazonas. Especialização em Solos e Nutrição Mineral de Plantas (1995) pela Escola Superior de Agricultura de Lavras - ESAL Mestrado em Agronomia pela Universidade de São Paulo - ESALQ (1998) e Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (2007). Atualmente, atua como Professor no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) - UFAM, em Humaitá - AM. Experiência na área de Agronomia, com ênfase em Microbiologia e Bioquímica do Solo, Já desenvolveu trabalhos nos seguintes temas: microbiologia do solo, calcário, fertilidade do solo, micorriza arbuscular e interação planta microrganismos. Atuou como coordenador do Curso de engenharia Ambiental, no ano 2010 e no biênio 2013 - 2014. Fez parte do do Comitê Científico Local do IEAA/UFAM (2008-2009). Desenvolve trabalhos de extensão na área de Agronomia e Saneamento. É líder do Grupo de Pesquisa Agricultura e Ambiente vinculado ao IEAA/UFAM, o qual busca desenvolver trabalhos de pesquisa que contribuam para caracterização do ambiente e entendimentos dos processos responsáveis pelas suas transformações, sejam de natureza geológica ou antrópica. Também desenvolve pesquisa voltadas para o ensino, orientando mestrandos junto ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades na linha 2:,Perspectivas metodológicas para o ensino de ciências e Humanidades. Ultimamente, tem buscado desenvolver pesquisas sobre os impactos no processo ensino-estudo-aprendizagem associados ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC como ferramentas de apoio ao ensino.

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

da Silva, S., & Salazar Costa, H. (2023). BIOLOGIA PELA PAZ:: INTEGRANDO CONHECIMENTO CIÉNTIFICO E VALORES HUMANOS NA EDUCAÇÃO. Cadernos Cajuína, 8(2), e238217. https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.118

Edição

Seção

Seminário de Pós-Graduação do IFSertãoPE